A logística é uma área dinâmica e difícil de ser controlada. As empresas do setor têm grande dificuldade em acompanhar as variações do mercado e, por muitas vezes, a falta de controle faz com que tenham prejuízos. Para que as informações corretas sejam levantadas e possam ser utilizadas para fundamentar as decisões, uma opção simples e de fácil aplicação é a utilização dos KPIs de logística.
Os KPIs são indicadores criados a partir da compilação de dados, que são analisados e mostram a performance da empresa, podendo exibir resultados, como a comparação entre o planejado e o real, ou evidenciar pontos que diminuem a eficiência da operação. Cada indicador deve ser escolhido a partir da relevância para com os assuntos da empresa.
Você sabe quais são os melhores KPIs para aplicar na sua organização? Continue lendo e descubra!
KPIs financeiros
Os KPIs de logística não precisam estar voltados apenas a decisões operacionais. Eles também podem ajudar em decisões financeiras a serem tomadas, conforme os exemplos abaixo.
Custo operacional total
O custo operacional total de uma empresa representa a quantidade dos recursos financeiros utilizados para manter o negócio funcionando, geralmente representado de forma mensal. Com essa informação, é possível saber qual é o ponto de equilíbrio do negócio, ou seja, o mínimo que se precisa lucrar para pagar as contas.
A informação proporcionada por esse KPI é essencial para que o planejamento de vendas seja feito de forma coerente com os objetivos da empresa, e necessária para o controle de gastos e o mapeamento da rentabilidade do negócio.
Relação de mão de obra x custo total
Conhecendo quais são os gastos mais representativos do negócio, os gestores têm mais munição para saber quais ações devem ser tomadas para a manutenção dos custos que influenciam diretamente na rentabilidade. As atividades logísticas dependem de grande número de mão de obra, o que faz com que tal custo tenha ampla expressão no total.
Saber quanto o custo de mão de obra representa do total é importante para decisões relacionadas à redução de custos, pois fundamentará a possível decisão de terceirização de parte da operação.
Retorno sobre Investimento
O ROI deve ser um indicador presente em empresas de todas as áreas, pois, com ele, os gestores saberão o quanto a organização poderá ganhar ou perder se um investimento for realizado. No setor logístico, o indicador auxiliará durante a compra de equipamentos e também para investimentos com estrutura, como novos veículos para a frota de uma transportadora e aumento do espaço físico para os estoques.
KPIs de logística
A análise dos KPIs logísticos mostrará o quão competitivo o negócio está se mostrando e quais ações devem ser tomadas para eliminação ou redução de erros durante a operação.
Número de entregas com avaria
Tratando-se de negócios relacionados à logística, a adequação na entrega criará confiabilidade e aumentará a reputação da empresa no mercado. Ocorrências de avarias fazem com que a imagem da companhia perca apreço e, por esse motivo, um indicador que permite a análise do número de avarias, como ocorreram e por que aconteceram, facilita o trabalho da equipe para resolução dos problemas.
KPIs de satisfação do cliente
Três dos principais KPIs que podem medir a satisfação do cliente para com os serviços logísticos são: tempo de espera para informações solicitadas, para entrega de pedidos e para resolução de problemas. Um indicador que verifica o nível de adequação para com as solicitações do cliente medirá o desempenho e a eficiência da operação e destacará qual ponto a empresa precisa melhorar para aumentar sua qualidade e confiabilidade.
A utilização dos KPIs de logística ajuda as empresas a obterem mais controle dos detalhes do negócio, que relatarão quais são os pontos fortes do fluxo e como são atingidos, e quais são os pontos fracos e como podem ser melhorados.
Os indicadores devem ser criados como mensuração do desempenho e nível de eficiência da empresa, porém, precisam mostrar a realidade e os dados precisam ser completamente confiáveis, assim, a tomada de decisão estará fundamentada e as chances de melhorias serão maiores.
Conhece mais algum dos KPIs de logística que podem ajudar na gestão das empresas? Deixe um comentário no post e compartilhe suas experiências!