O transporte de carga frágil é um dos grandes desafios da equipe de logística. Se não for dada a devida atenção a ele, muitas avarias podem surgir e levar a prejuízos financeiros, retrabalhos ou a perda da venda.
Além desses fatores tangíveis, porém, existem situações que podem ser muito piores, como a insatisfação dos clientes e o comprometimento da imagem da companhia. Como gestor, certamente não é isso o que você deseja.
Por este motivo, é necessário tomar medidas que garantam um transporte seguro e eficaz das cargas frágeis. E quais são esses cuidados? Para ajudá-lo nesse processo, elaboramos este post com cinco fatores que devem ser acompanhados. Confira!
1. Sinalize e destaque os itens frágeis
A embalagem de cada item deve mostrar claramente que se trata de um produto frágil. Ela deve informar ainda o lado e a forma correta de armazenamento, o limite máximo de empilhamento e se algum tipo de peso pode ser colocado sobre ele.
Além disso, ela deve informar o tipo de material, pois, se for cortante ou pontiagudo, o manuseio incorreto pode causar acidentes e avarias. Uma forma prática de fazer isso é utilizar filmes, etiquetas ou papéis coloridos, em que cada cor indique um produto ou risco.
2. Use calços e forros nas embalagens
A embalagem é a principal forma de acondicionar o produto e minimizar impactos na mercadoria. Para garantir um transporte seguro, é preciso usar embalagens reforçadas, usar calços e forros — plástico bolha, isopor e papel amassado são boas alternativas.
3. Mantenha a documentação em dia
Alguns modais são mais restritivos ou exigem mais atenção à documentação: quando está adequada, ela evita problemas em qualquer situação. Sempre informe o que há na embalagem (produto, quantidade, peso, valor e demais dados relevantes) e sua classificação de risco. Além disso, se o produto exigir autorização, busque-a previamente nos órgãos responsáveis.
4. Atente-se ao carregamento
O processo de carregamento exige atenção especial. Se possível, tenha uma equipe específica para fazê-lo. Além de tornar o processo mais produtivo, minimiza a chance de erros e avarias no processo. Entre os itens que merecem atenção estão:
- limpeza adequada do veículo;
- piso do veículo em bom estado;
- risco de avaria durante o processo de carregamento;
- pontos de umidade que podem afetar a mercadoria;
- encaixe firme dos produtos;
- posicionamento de itens pesados.
5. Firme parceria com transportadoras especializadas
Firmar parceria com transportadoras especializadas é um dos cuidados mais importantes a serem tomados. Essas empresas já têm experiência, sabem o tipo de veículo ideal e seus motoristas são treinados (e podem orientar os operadores no ato no carregamento). Elas têm todas as ferramentas necessárias para fazer uma boa amarração na carga e garantir a maior segurança possível no transporte.
O transporte de carga frágil exige atenção maior do embarcador. É preciso ficar atento a processos internos, cuidar da documentação, treinar a equipe, usar uma embalagem segura e selecionar um bom parceiro. Isso vai garantir a tranquilidade de entregar o produto sem avarias e, assim, conquistar a satisfação do cliente.
Agora que você já sabe os cuidados essenciais que deve ter ao efetuar o transporte de carga frágil, entenda por que a gestão do processo logístico é fundamental para o embarcador.