A tecnologia tem sido uma parceira imprescindível em todos os ramos de negócio, auxiliando na melhoria dos processos, fator importantíssimo na satisfação dos clientes. Dentro dessa realidade, a torre de controle logístico é essencial em empresas que almejam otimizar o tempo, reduzir os gastos e ainda conquistarem um considerável aumento na produtividade.
Para você entender melhor no que consiste essa tecnologia e como ela auxilia no transporte e também em toda a cadeia produtiva, elaboramos este post com informações imperdíveis. Confira!
Entenda o que é a torre de controle logístico
A torre de controle logístico é uma central que reúne informações em tempo real sobre os processos da empresa referentes a toda a cadeia de suprimentos.
Dessa maneira, as tomadas de decisões são ágeis e certeiras, prevenindo riscos e evitando inúmeros tipos de problemas.
Na prática, trata-se de um hub com tecnologia de ponta que obtém, armazena e processa dados com foco na constante melhoria dos serviços prestados.
Assim, o sistema monitora os processos da cadeia de suprimentos de ponta a ponta, trazendo informações que vão desde o empacotamento de determinada carga até o destino final, mantendo os colaboradores sempre informados sobre cada etapa.
Ao instalar uma torre de controle logístico, as operações têm mais visibilidade, pois estão em constante vigilância por meio de dashboard que mostram indicadores, alertas e integrações com os demais sistemas da empresa.
Além disso, é possível realizar uma análise de dados com informações em tempo real, ou seja, as tomadas de decisões melhoram constantemente por meio da análise de risco e planos de resposta. Tudo em uma execução precisa e totalmente controlada.
Veja quais são as principais funções da torre de controle logístico
Ao instalar uma torre de controle logístico, a sua empresa contará com inúmeras vantagens competitivas. Entre elas, podemos citar o planejamento das demandas.
Isso porque a tecnologia contribui com a otimização das rotas, ou seja, será possível economizar e ainda evitar locais de maiores riscos de assaltos.
Os veículos serão monitorados 24 horas, trazendo mais segurança operacional, inclusive por meio do controle de cada atividade.
Dessa forma, os gestores saberão quanto tempo determinado motorista utilizou em cada parada e também quanto foi destinado em cada deslocamento.
Assim, será possível manter o cliente em constante comunicação. Caso ocorra algum percalço, como um congestionamento em determinada rodovia por conta de um acidente, a informação poderá ser repassada em tempo real, evitando reclamações referentes a possíveis atrasos na entrega.
Recebendo as informações em tempo real, as soluções são pensadas rapidamente, o que pode influenciar até mesmo na mudança de rota, tendo em vista que o Brasil é cortado por uma extensa malha rodoviária.
Portanto, a torre de controle logístico é uma tecnologia fundamental nessa segunda metade do século 21, sendo extremamente útil para melhorar os serviços prestados. Dentro dos serviços que a central oferece, podemos citar:
- otimização de rotas;
- monitoramento de veículos;
- gestão de eventos;
- auditoria;
- controle.
Como realizar a implementação da tecnologia
Para a sua empresa implantar uma torre de controle logístico, será necessário um investimento no setor de Tecnologia da Informação (TI). Caso não tenha um departamento específico, uma boa dica é contar com uma terceirização do serviço.
Assim, será possível instalar um software com foco nas necessidades da sua empresa, gerando transparência e controle dos dados.
Entre os serviços disponíveis, podemos citar o sistema de rastreamento veicular e também de telemetria, além da gestão de frotas e controle da jornada dos motoristas.
Tudo pode ser inserido em um mesmo software, desenvolvido exclusivamente para a sua empresa, atendendo as necessidades internas e externas.
Ao instalar uma torre de controle logístico, inúmeras vantagens estarão sendo vivenciadas em seu negócio, tais como:
- redução dos custos;
- informações sobre duração de um serviço;
- quilometragem percorrida;
- consumo de combustível;
- autonomia do veículo;
- infrações do motorista;
- custos de manutenção;
- quantidade de atrasos;
- serviços prestados x planejados.
Dessa maneira, as operações estarão sempre sendo devidamente controladas, otimizando os processos. Portanto, a torre de controle logístico é essencial para empresas que visam o aumento na lucratividade e constante qualidade nos serviços prestados.
E você, gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Aproveite e deixe aqui o seu comentário!