A tecnologia é uma das principais ferramentas utilizadas na logística, devido a soluções inovadoras para as empresas como aumento de eficiência, otimização de processos e redução de custos. Dessa forma, as informações são disponibilizadas para o gestor de uma forma mais rápida e os controles são mais efetivos.
Preparamos para você um post sobre 5 excelentes tecnologias utilizadas no mercado de transporte de cargas que você pode implantar na sua empresa. Confira a seguir!
Ah, se quiser clique nas imagens abaixo e faça o download desse incrível e-book ou infográfico!
1. Roteirizador de carga
O roteirizador é uma ferramenta tecnológica que auxilia as empresas de transporte de cargas fracionadas, que possuem distribuição de produtos em diversos locais diferentes.
Com a roteirização você consegue:
- Planejar as melhores rotas de entregas dos produtos, analisando o percurso/trânsito;
- Acertar no dimensionamento do tamanho do caminhão por meio do volume de carga, resultando em otimização de tempo e redução de custos;
- Monitorar se os colaboradores estão cumprindo o roteiro de entrega, melhorando o gerenciamento da sua equipe e da sua frota.
2. Rastreador da frota
O rastreador é um sistema utilizado para localização do veículo e tem como objetivo monitorá-lo em tempo real 24 horas por dia, por meio de serviços via satélite GSM/GPRS e radiofrequência, utilizando computadores, tablets e smartphones.
Os sistemas de rastreamento de frota aumentam a segurança do veículo e permitem que sejam enviados alertas e bloqueio de veículos, caso seja necessário.
3. Telemetria
A telemetria é um sistema que fornece informações e controles relacionados ao desempenho do veículo, motorista e da operação, por meio de diversos sensores instalados no veículo.
Existem dois tipos de telemetria: a analógica e a digital. No entanto, só é possível instalar a digital nos veículos mais modernos, fabricados a partir do ano de 2009.
A telemetria oferece diversos benefícios para uma gestão de frota eficiente, como:
- Mostra a distância percorrida pelo veículo;
- Detecta se o motorista dirige acima da velocidade permitida;
- Monitora freadas bruscas;
- Demonstra o tempo que o veículo ficou parado;
- Disponibiliza dados de consumo de combustível;
- Gera relatórios para averiguar a jornada de trabalho do motorista.
Utilizando a telemetria, há um aumento na segurança dos colaboradores e o gerenciamento da frota fica mais fácil, mostrando aos motoristas onde há possibilidade de redução de custos.
4. Monitoramento de carga via mobile
Com a velocidade em que as coisas ocorrem, os clientes estão a cada dia solicitando informações mais rápidas. Com isso, o mercado de tecnologia desenvolveu o monitoramento de carga por meio de um aplicativo.
No momento da entrega, o motorista coleta a assinatura do recebedor, tira uma foto e preenche no sistema as informações necessárias. O gestor e o cliente recebem a informação em tempo real.
5. Sistema TMS
O Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS na sigla em inglês) é um tipo de software aplicativo voltado para o planejamento, controle e gestão de todos os processos relacionados ao transporte de cargas.
O escopo desse tipo de sistema tem evoluído muito nos últimos tempos. Neste artigo nós apresentamos com bastante profundidade o escopo e características dos vários tipos de TMS.
Você também pode receber nosso e-book mais detalhado sobre os sistemas TMS clicando no botão abaixo:
[thrive_leads id=’1812′]
6. Business Intelligence (BI)
Um dos grandes facilitadores para o aprimoramento da gestão logística é a facilidade de acesso a informações estratégicas proporcionada pelo Business Intelligence (BI). Elas possibilitam antever problemas, correlacionar causas e auxiliar no processo de tomada de decisões.
Nós elaboramos um e-book específico sobre este assunto, que você pode baixar gratuitamente clicando no link abaixo. Neste material você poderá entender quais as características e benefícios desta ferramenta, e também como aplicá-la no setor de logística.
[thrive_leads id=’1809′]
Novas tendências no mercado de tecnologia
Algumas tecnologias estão sendo testadas no mercado, mas ainda não possuem comercialização. Ainda assim, é interessante conhecê-las:
- Telas de bloqueio: são instaladas em compartimentos de cargas para garantir a segurança da carga. Podem ser acionada de modo manual, por meio de sensores ou controle remoto;
- Smart truck: uma tecnologia instalada nos veículos permitirá rastrear um pallet no momento em que ele é carregado e levado até o seu destino final. Essa tecnologia também disponibilizará relatórios de emissões de gases poluentes;
- Monitoramento de caminhões com drones: o objetivo da tecnologia é garantir a segurança no transporte de cargas, reconhecendo paradas não programadas e acionamento do botão de pânico em situações de emergência.
Nesta entrevista para a revista MundoLogística nosso CEO, Ricardo Ardito, fala um pouco sobre sua visão das tecnologias importantes para mercado de transportes e suas tendências.
Você conhece mais alguma tecnologia utilizada no transporte de cargas? Compartilhe seu conhecimento com a gente, deixe seu comentário no post!
Muito bons estes artigos apresentados. Parabens!
Muito bons os artigos apresentados. Parabens!
Excelente conteúdo. Disse o que prometia no título.