A segmentação é uma grande aliada na gestão de qualquer negócio, inclusive na vida pessoal. Afinal, é uma ação que auxilia na obtenção de melhores resultados e em um controle mais rígido de tudo o que acontece. Dentro dessa realidade, vale a pena fazer o controle financeiro em um centro de custo voltado para cada área da sua empresa, como o setor de logística.
Afinal, essa atitude contribui para a rotina dos gestores, tendo em vista que cada despesa será alocada em um local determinado. Assim, ocorre um devido levantamento dos dados sobre qual área precisa reduzir os custos e quais ações devem ser tomadas para que isso aconteça.
Quer entender um pouco mais sobre centro de custo e sua importância para a operação? Continue lendo e saiba mais!
O que é centro de custo?
Um centro de custo é uma estratégia que separa os departamentos, áreas ou projetos que uma empresa tem, com o intuito de ratear e alocar todos os gastos que aconteceram dentro de determinado período.
Assim, os gestores conseguem ver de forma separada o quanto cada setor está gastando e para onde está indo o dinheiro investido. Como resultado, as tomadas de decisões ficam mais certeiras, auxiliando nas estratégias do negócio.
Qual a importância de defini-lo para o setor logístico da empresa?
Você sabia que a logística consome cerca de 12,37% do faturamento bruto das empresas? Esse dado faz parte de um estudo publicado na Revista Veja.
Além disso, é o setor que apresenta maiores oportunidades de redução de custos e possibilidade de otimização, ligado diretamente à rentabilidade da organização.
Por isso, saber de forma clara quais foram os principais gastos do departamento ajuda os gestores a enxergarem em que ponto eles devem melhorar, o que deve ser reduzido e qual operação precisa de otimização.
Dessa maneira, os gestores têm um olhar macro sobre tudo o que acontece na empresa, podendo agir antes que determinado problema se instale, ou seja, trata-se de uma forma de evitar inclusive possíveis perdas financeiras.
Como é composto o centro de custo desse setor?
Os custos do setor logístico são bem amplos e vão desde a mão de obra até a tecnologia utilizada, por exemplo, no estoque. Portanto, ao analisar um centro de custo, o gestor precisará ter em mente tudo o que faz parte da realidade desse setor.
Muito além da distribuição, a logística também se faz presente dentro da empresa para organizar adequadamente os materiais, aspecto fundamental para não perder produtos com prazos de validade vencidos.
Inclusive, a logística é essencial na distribuição dos colaboradores, pois cada profissional produz melhor em determinado setor, ou seja, é preciso observar e saber onde cada um rende mais. Veja alguns custos logísticos:
- armazenagem e controle do estoque (incluindo custos derivados de ruptura do estoque e da manutenção dele);
- embalagem;
- distribuição (fretes para entrega dos materiais acabados);
- investimentos;
- tributação.
Como estruturar um plano de centro de custos para esse setor?
O primeiro passo é identificar cada atividade que você deseja contabilizar, como o setor de transportes. Depois disso, categorias são criadas para que os custos possam ser alocados.
Assim, todo o custo de armazenagem e manutenção do estoque, como ajustes, perdas de mercadorias, avarias que ocorreram durante a armazenagem e mão de obra utilizada naquele período, será contabilizado.
Quais os benefícios que isso traz para o setor?
Quando um centro de custo é gerenciado da forma correta, o primeiro benefício é a possibilidade de análises mais fundamentadas e precisas, gerando um conhecimento amplo dos principais custos logísticos da operação, dos processos mais onerosos e do que precisa ser mudado para que a situação melhore.
Como consequência, acontecem as reduções de custos, que provêm da análise feita anteriormente. Com isso, surgem melhorias de processos, e o centro de custo pode ajudar também no senso de responsabilidade.
O gestor saberá todos os detalhes dos custos, assim, os colaboradores estarão cientes de que também estão sendo avaliados por isso. A utilização do centro de custo é uma decisão estratégica a ser feita pela gestão da empresa.
É uma ferramenta que ajuda no controle dos gastos, permitindo uma visão integrada de despesas e receitas.
Desse modo, os responsáveis por cada departamento saberão qual área representa o maior ônus e precisa urgentemente de melhorias e reduções de custo para manter o negócio viável no mercado, aumentando a competitividade da empresa. Mas os benefícios não param por aí. Confira!
Melhor entendimento da empresa
O centro de custo auxilia em uma melhor análise sobre tudo o que acontece na empresa, seja internamente ou nos trabalhos externos. Afinal, a segmentação facilita a visão estratégica, trazendo dados com mais rapidez e precisão.
Trata-se de um aspecto altamente importante, pois o gestor saberá os custos de cada atividade, tendo em mãos relatórios que auxiliarão em medidas para reduzi-los ou otimizá-los.
Como exemplo, podemos citar a questão do cumprimento dos prazos. Caso eles não estejam sendo cumpridos adequadamente, o gestor perceberá que o número de clientes está caindo, afetando os custos da logística.
Dentro dessa premissa, ele poderá adotar medidas para superar o problema, tais como:
- incentivo aos colaboradores pontuais;
- treinamentos;
- plano de carreira.
São meios que contribuem para que o funcionário vista a camisa do time, melhorando a produtividade. Mas, para isso acontecer, é preciso conhecer a empresa e as suas peculiaridades.
Maior transparência
Quando um gestor está mais próximo dos colaboradores, ouvindo suas sugestões e queixas, além de repassar informações de maneira clara e objetiva, os processos fluem com muito mais qualidade.
Isso porque a comunicação se torna mais assertiva, evitando erros que possam comprometer o Supply Chain. Com isso, a cadeia produtiva estará entrosada, aspecto que contribui ainda para um maior índice de confiança na organização.
Ao se sentir seguro, o colaborador certamente vai render mais. Ou seja, quanto mais transparente for a empresa, melhores serão os resultados.
E o centro de custo é fundamental no momento de apresentar os dados e as metas de acordo com a rotina verificada em todos os setores. Assim, os funcionários perceberão que o esforço precisa ser conjunto, cada um dentro do seu campo de atuação.
Ao entenderem isso, haverá uma energia maior em cada ramo de atividade, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados. Ao satisfazer os clientes, haverá a fidelização e a consequente manutenção dos rendimentos, garantindo os empregos.
Portanto, o centro de custo é uma espécie de cérebro que necessita da circulação sanguínea para funcionar. Força que é medida pelo envolvimento de cada colaborador, independentemente do setor. Ou seja, todos estão interligados e precisam unir suas forças para fazer a roda girar.
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