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Obter o melhor custo de frete da loja virtual é algo fundamental, sobretudo, diante do avanço do e-commerce e das possibilidades disponibilizadas pela Internet, que mudaram o comportamento de consumo. De acordo com pesquisa realizada pelo We Are Social e o Hootsuite, 1,77 bilhão de pessoas realizaram ao menos uma compra na web em 2017. No Brasil, os números representam 45{2b95a91ecaad163f7d21fe3d5d2446b4da285fb5f876e03b6a9d6805ecc7482e} da população.
Esses índices demonstram o crescimento da modalidade e, por isso, muitos empreendedores se aventuram para buscar seu market share online, mas só se destaca nesse mercado competitivo quem apresenta algum diferencial.
Nesse sentido, a logística de distribuição pode ser o principal diferencial nesse setor, com agilidade na entrega, prazos cumpridos e melhor custo de frete da loja. O objetivo deste post é mostrar as vantagens de reduzir o custo do frete da loja virtual e como a empresa pode fazer isso de forma eficiente. Confira!
Quais as vantagens de obter o melhor custo de frete da loja virtual?
Em uma pesquisa realizada pela comScore, o frete aparece como fator determinante para a efetivação de uma compra: 55{2b95a91ecaad163f7d21fe3d5d2446b4da285fb5f876e03b6a9d6805ecc7482e} dos clientes norte-americanos finalizam suas aquisições online mediante frete grátis. Ou seja, utilizar essa estratégia para sua loja virtual pode ser imprescindível para:
Melhorar a visibilidade da marca
Promoções impulsionam a compra, e o frete da loja virtual deve acompanhar essa estratégia para aumentar as vendas e, com isso, a visibilidade da empresa e da marca nesse mercado tão competitivo da web.
Atrair e fidelizar clientes
Uma vez que o cliente obtém o produto, ele passa a reconhecer a empresa. Nas próximas compras bem-sucedidas, o consumidor também enxerga valor agregado, dado por meio de entregas rápidas e de baixo custo. Somado a fatores como um atendimento ágil e um relacionamento aprofundado, esse processo fideliza clientes e alcança o tão esperado Customer Success.
Aumentar o Ticket Médio
O frete mais barato pode ser associado a estratégias de venda que aumentam o Ticket Médio (valor de compra por cliente) da empresa. Isso representa um maior número de vendas e, como consequência, melhores resultados financeiros.
Como reduzir o custo de frete da loja virtual?
- organize os dados financeiros da empresa, a fim de delimitar o valor mínimo possível de frete para cada venda e comparar o que a despesa com esse custo representa para a empresa (frete/faturamento = {2b95a91ecaad163f7d21fe3d5d2446b4da285fb5f876e03b6a9d6805ecc7482e} de representação do frete);
- aposte em parcerias com outras empresas que realizam a mesma rota ou planeje bem a carga para aumentar a taxa de ocupação do veículo e reduzir seus custos com frete;
- tenha em mente que a otimização das rotas por meio de agendamentos também melhora a produtividade na distribuição e, com isso, reduz o custo do frete da loja virtual;
- reduza a frequência de coleta para aumentar o volume da carga em cada rota;
- utilize estratégias que otimizam a logística de distribuição, como o Milk Run, Crossdocking e fluxo direto;
- utilize o veículo adequado para a carga escolhida ou volume transportado;
- calcule o peso cubado utilizando todas as variáveis: altura, peso e volume.
Quais as melhores estratégias relacionadas ao frete?
Algumas ações integradas podem melhorar as vendas, sendo satisfatórias para os clientes, sem prejudicar a liquidez do seu negócio:
- escolha produtos específicos para dar o desconto do frete, que podem ser de um determinado setor ou itens não promocionais, por exemplo;
- ofereça frete grátis a partir de um valor mínimo de compra;
- reveja a logística de entrega dos produtos e calcule os seus custos;
- para otimizar o processo de cálculo e garantir eficiência nas estratégias, utilize uma plataforma de gestão de fretes integrada ao e-commerce.
Uma plataforma de gestão de fretes é uma plataforma de auxílio à gestão logística das empresas que tem como vantagens um cálculo de frete mais eficiente e a possibilidade de executar o rastreamento dos pedidos e de receber um feedback pelas entregas.
Faça um planejamento cuidadoso, conheça bem o custo e a margem de contribuição de cada produto vendido, a fim de que os descontos de frete da loja virtual não prejudiquem o seu empreendimento.
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