Assim que compra aquele produto que tanto precisa, o cliente passa a viver a expectativa de recebê-lo em casa. Qualquer atraso no envio da mercadoria acaba por quebrar a confiança do consumidor, deixando-o decepcionado com a sua empresa. Dessa forma, prezar pelo SLA do prazo da entrega é essencial para manter o seu público sempre satisfeito.
O Service Level Agreement (SLA), que traduzido do inglês significa ‘’Acordo de Nível de Serviço), caracteriza-se como o contrato que firma o compromisso entre as duas partes envolvidas em uma operação, deixando claro a qualidade mínima que o serviço deve apresentar, além de especificar os direitos e deveres de cada um.
Negligenciar os processos relacionados à entrega dos produtos da sua companhia pode sair muito caro para o seu bolso. Neste post, vamos mostrar quais são os problemas que mais prejudicam o SLA do prazo de entrega e dar dicas para reverter essa questão. Confira!
Qual a importância do SLA do prazo de entrega?
Uma negociação que ocorre a partir do SLA de prazo de entrega beneficia tanto o vendedor quanto o comprador. A ferramenta dá ao cliente a garantir de que o serviço vai ser executado conforme o combinado, enquanto a empresa tem mais autonomia para realizar o seu trabalho.
Na prática, isso aumenta a confiabilidade das pessoas que negociam com a sua companhia, fazendo com que comprem mais vezes. Sem falar que O SLA permite o monitoramento de indicadores para a análise de resultado e reparação de eventuais falhas.
Quais são os principais erros que comprometem o SLA do prazo de entrega da sua empresa?
Muitas vezes, ações que passam despercebidas interferem diretamente no prazo de entrega e acarretam inúmeros prejuízos. Pensando nisso, listamos 5 erros que você deve evitar na sua empresa.
1. Atrasos na coleta
A agilidade no prazo de entrega depende da agilidade empregada em todos os processos, desde a separação e empacotamento até a coleta da mercadoria para envio. A demora para a retirada do produto faz com que ele leve mais tempo para chegar ao seu destino final.
2. Má gestão do armazém
Quando os processos e responsabilidades não estão bem definidos no armazém, a tendência é que ocorram diversos problemas na hora de localizar a mercadoria solicitada e de prepará-la para envio. Nesse sentido, a adoção de sistemas tecnológicos é uma ótima saída para otimizar as operações do armazém.
3. Erro na emissão dos documentos fiscais
Basta que uma informação esteja errada para que o documento fiscal que acompanha a mercadoria seja invalidado. Com isso, se torna necessário refazer a operação, o que demanda mais tempo da sua equipe e atraso o envio do pedido.
4. Falhas operacionais no veículo de transporte
A falta de manutenção dos veículos responsáveis pelo transporte das mercadorias pode gerar falhas operacionais que os obrigam a parar no meio do caminho. Quando essa situação acontece, mais uma vez o consumidor sai prejudicado, pois acrescenta-se mais tempo no prazo de entrega.
5. Acidentes de trânsito
Ao escolher rotas inadequadas, por exemplo, com vias mal conservadas ou tráfego intenso, o veículo de transporte está sujeito a sofrer acidentes de trânsito que interrompem o processo de entrega e, dependendo do caso, podem danificar o produto.
Como evitar esses erros?
Para garantir que os termos do SLA sejam colocados em prática e, consequentemente, a satisfação do cliente, é necessário ajustar os processos dessa operação. Veja como isso pode ser feito:
- estabeleça níveis de serviço de acordo com os impactos operacionais. De nada adianta oferecer um prazo relâmpago para a entrega, se a sua estrutura operacional não é capaz de cumprir essa promessa;
- avalie a real capacidade da sua equipe para cumprir o SLA e, caso seja necessário, promova treinamentos e adquira ferramentas que a ajude a se adequar ao acordo de qualidade;
- não defina a sua proposta baseada no prazo do concorrente. Embora seja importante alinhar o prazo com o tempo da concorrência, porém, muitas empresas colocam termos absurdos em seus contratos e, claro, não conseguem cumpri-lo. Dê preferência para metas que, realmente, possam ser alcançadas.
A adoção do SLA do prazo de entrega é imprescindível para oferecer a qualidade de serviço que o seu cliente merece. Agora que você sabe identificar os erros mais comuns envolvidos nesse processo e como evitá-los, poderá otimizar as suas entregas, eliminando gargalos que atrapalhem a agilidade das suas operações.
E aí, gostou de saber sobre os erros que afetam o SLA de entrega? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui embaixo!