O nível de serviço logístico é um indicador importante para toda empresa que utiliza serviços de transporte, contribuindo para aperfeiçoar o desempenho de todas as etapas. Trata-se de uma estratégia para analisar a eficiência dos trabalhos e garantir entregas pontuais e econômicas, que promovem a satisfação dos clientes.
Um dos setores mais ativos no país, alcançar a excelência na logística é um grande diferencial competitivo e exige uma gestão eficiente para ser alcançado — a análise do rendimento é indispensável, pois fornece maior controle sobre as ações para aperfeiçoar a qualidade, especialmente quando os serviços são terceirizados.
Se você deseja impulsionar os resultados da sua empresa quando o assunto é a logística, nós vamos ajudá-lo. Confira, neste post, o que é o nível de serviço logístico, a sua importância para a gestão e como medir para aprimorar o desempenho e elevar a experiência dos seus clientes.
O que é o nível de serviço logístico?
Consiste na análise da eficiência e desempenho de um prestador de serviços na área da logística. É a definição de parâmetros para monitorar os resultados dos serviços prestados, contribuído para aprimorar a gestão de entregas e atender as expectativas da empresa e dos clientes.
De forma geral, o nível de serviço logístico se baseia nos seguintes fatores:
- identificação de pontos de melhoria;
- análise do desempenho de fornecedores;
- análise dos resultados reais dos serviços
- gerenciamento do fluxo de entregas;
- auditorias de frete.
Como medir o nível de serviço logístico?
O processo de análise do nível de serviço logístico acontece por meio da avaliação de indicadores de desempenho. Ou seja, o primeiro passo é estabelecer os parâmetros ideais de acordo com a gestão da empresa e identificar a qualidade ideal que o setor será avaliado. Veja alguns exemplos dos mais utilizados para avaliar o nível de serviço logístico!
On Time processing
O OTP é um indicador muito importante, pois demonstra o tempo total do processamento de um pedido. É uma informação essencial para a gestão do tempo na logística e contribui para identificar falhas e oportunidades de melhoria.
On Time Delivery
O OTD consiste no percentual de entregas efetuadas dentro do prazo estabelecido, sem haver discrepâncias nos custos planejados e reais — um indicador que não pode faltar para quem deseja ter uma gestão eficiente.
On Time In Full
Também conhecido como OTIF, trata-se da porcentagem de pedidos feitos e entregues de acordo com o prazo e especificações, sejam elas relacionadas ao tempo ou custos envolvidos no processo.
Key Performance Indicator
O KPI (ou indicador-chave de desempenho) consiste em uma ferramenta de gestão que oferece metodologias para medir e avaliar o desempenho de um determinado processo — inclusive na logística, pois é um método muito utilizado e demonstra eficiência para o gerenciamento.
Porque medir o nível de serviço logístico é essencial?
Para se consolidar no mercado e alcançar resultados melhores, aperfeiçoar a gestão interna é indispensável, pois ajuda a conhecer melhor os pontos fortes e fracos. Dessa forma, a empresa pode desenvolver estratégias eficazes para otimizar os processos, melhorar a tomada de decisões e direcionar os investimentos.
Nesse contexto, a análise do nível de serviço logístico tem um papel substancial para ter serviços eficientes e criar parcerias promissoras com a transportadora. Além disso, é um fator importante para reduzir custos, ter uma análise real e confiável do desempenho da empresa.
Portanto, ter uma gestão baseada em dados e monitorar e perto é uma ótima alternativa para impulsionar o negócio. Afinal, é uma estratégia que contribui para melhorar pontos específicos da logística e ter diferenciais decisivos para se destacar em um mercado extremamente competitivo.
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