Por muitos anos o setor logístico foi preenchido e comandado exclusivamente por homens, porém, mais recentemente esse cenário vem mudando e a presença de mulheres na logística tem sido uma realidade cada vez comum. Mais do que simplesmente ocupar espaço nessa área, muitas mulheres estão contribuindo para revolucioná-la.
De acordo com uma pesquisa da Gupy, recrutadora de talentos, só em 2020 houve um crescimento de 229% na contratação de mulheres para o setor logístico. Isso se deve aos esforços das empresas para promover a equiparação de oportunidades de trabalho entre os gêneros feminino e masculino, uma vez que o mercado conta com mulheres tão competentes e preparadas quanto os homens.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos mostrar como a participação da mulher tem crescido na área de logística. Confira!
Como as mulheres estão revolucionando a logística?
Não faz muito tempo, quando se falava no mercado de trabalho em logística, a maioria das pessoas logo o associava aos homens, dificilmente se imaginava uma mulher gerenciando operações de armazém, por exemplo. Contudo, a partir transformação do setor, que deixou de ser apenas braçal e operacional para adotar um papel mais estratégico e tático, surgiram novas oportunidades para que as mulheres pudessem assumir cargo importantes, nos quais podem desenvolver todo o seu profissionalismo, capacidade e liderança.
Um dos grandes destaques femininos na logística é Suelen Bellinassi, Gerente de Logística da Jequitti, que relata que os principais problemas relacionados à presença da mulher neste campo é a desigualdade de gênero, equiparação salarial e assédio no ambiente de trabalho.
Apesar de trabalhar em uma empresa cujo quadro de profissionais é composto em sua maior parte por mulheres, em se tratando dos departamentos operacionais os homens se fazem mais presentes, diz Bellinasse. Nesse contexto, ela conta ter uma relação de respeito recíproca com os homens que estão sob o seu comando.
Segundo Suelen, há inúmeras competências e habilidades que as mulheres podem compartilhar com a logística, principalmente no que diz respeito à inteligência emocional, o que envolve maior facilidade para lidar com influência, liderança, empatia, atenção as detalhes e gestão de conflitos.
Qual é o panorama da mulher na logística?
De modo geral, os cargos mais ocupados pelas mulheres na logística são nos escritórios, em funções administrativas, como compra e controle, além de atuarem nos recursos humanos das empresas da área. Mas, esse quadro tem se modificado, abrindo espaço para que as profissionais mulheres exerçam a sua força e talento em posições relevantes, inclusive, na direção dos processos logísticos das companhias.
A mudança da logística para uma postura estratégica e adoção de ferramentas de alta tecnologia são fatores que ampliam as oportunidades de trabalho para o público feminino, uma vez otimizam os processos operacionais, exigindo a participação de profissionais com visão e pensamento estratégicos.
Quais são os principais desafios da mulher no setor logístico?
Assim como acontece em outros setores, na logística a atuação da mulher também enfrenta diversos desafios, como sexismo, assédio e disparidade de gênero. Muitas vezes, uma profissional tem pouco espaço para propor inovações e ainda há falta de transparência na comunicação, o que em alguns casos se acentua apenas de fato de se tratar de uma mulher ocupando determinado cargo.
Apesar dos obstáculos, as mulheres na logística seguem aumentando a sua representatividade na área dia pós dia. Com conhecimento e preparo, toda a mulher que deseja construir uma carreira de sucesso tem plenas condições de deixar o seu nome marcado no setor, servindo de referência e inspiração para aquelas que se interessam pelos processos logísticos.
É mulher ou apoia a presença das mulheres na logística? Conta para a gente quais são os desafios que você enxerga na área e quais são os caminhos que acredita serem os melhores para vencê-los!