O custo operacional de uma frota é uma das maiores preocupações dos gestores. Quando esse número é maior do que o adequado, a operação se torna menos eficiente, compromete a lucratividade e, dependendo da gravidade da situação, pode prejudicar a perenidade do negócio em médio e longo prazo.
Nesse sentido, adotar medidas que ajudem a otimizar o custo da frota é essencial para aprimorar os resultados e tornar a empresa mais competitiva. Confira, a seguir, algumas ações que podem ajudar a alcançar esse objetivo!
1. Realize manutenções preventivas
A manutenção preventiva é uma rotina que permite identificar possíveis problemas nos veículos e tomar medidas que ajudem a evitar que virem complicações maiores. Com isso, as chances de haver um defeito em trânsito ou ter um gasto alto com reposição de peças é menor.
Além dessa economia, também é possível obter redução de custos por meio da diminuição de veículos parados aguardando o conserto.
2. Planeje e monitore as rotas
O planejamento de rotas ajuda a garantir a elaboração de um percurso otimizado, considerando os pontos de entrega, gasto com combustível, tempo de transporte, entre outras variáveis.
Além das melhorias no processo de distribuição e da diminuição dos custos operacionais, o desgaste dos veículos também passa a ser menor.
O monitoramento é a atividade que ajudará a manter o planejamento de rotas na prática, além de permitir a identificação de outras mudanças que podem ser feitas.
3. Controle os custos
Apesar de parecer um aspecto óbvio, é por meio do controle de custos e a análise dos resultados que o gestor pode identificar como os recursos estão sendo aplicados e se existe algum gasto supérfluo, que deve ser eliminado ou reduzido, por exemplo.
Sendo assim, além de registrar todos os custos — por menores que sejam — é preciso avaliar mensalmente cada um deles, a fim de identificar alguma discrepância ou oportunidade de melhoria que promoverá a diminuição de despesas.
4. Treine os motoristas
Além das medidas que já foram citadas, vale ressaltar que o empenho da equipe também faz diferença no que diz respeito à otimização do custo da frota. Ainda que boas soluções sejam criadas, se não houver adesão dos colaboradores na prática, nenhuma ação terá o efeito desejado.
Portanto, o ideal é investir em treinamento, conscientizando todos a respeito da importância das mudanças e, principalmente, alertando os motoristas sobre a necessidade de uma direção cautelosa, a calibragem adequada dos pneus, entre outras boas práticas.
5. Invista em tecnologia para otimizar o custo da frota
A implantação de um sistema de gestão ajuda na redução de custos, à medida que automatiza as tarefas, promove aumento na produtividade, auxilia o gestor na tomada de decisão mais acertada (por meio de relatórios), diminui a incidência de erros e necessidade de retrabalho, entre outros benefícios.
Além de tornar os processos mais eficientes e ajudar na melhoria dos resultados, essa redução de custos — direta ou indireta — faz com que o investimento seja pago por meio da economia. Ou seja, é uma excelente relação custo-benefício.
Otimizar o custo da frota é um meio de tornar a gestão mais eficiente ao mesmo tempo em que se promove melhorias nos métodos de trabalho.
Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir as vantagens da consolidação de cargas para o transporte terrestre?