Como o serviço de transporte é uma área estratégica no negócio de embarcadores, é de se esperar que a gestão do frete seja uma das maiores preocupações para essas empresas. Não é à toa que implementar sistemas que otimizem esse processo tem sido prioridade para as organizações que desejam aprimorar suas entregas e controlar melhor a atividade logística.
Por isso, separamos neste post as quatro principais razões para você considerar o investimento em tecnologia, de modo a automatizar diversas etapas envolvidas nesse tipo de operação. Acompanhe!
Tenha um controle maior sobre a operação
Por meio de um software de TMS (Transportation Management System) é possível acompanhar todos os aspectos fundamentais de uma gestão de frete eficiente. Algumas das funcionalidades são:
- gerenciamento das transportadoras;
- cálculo do custo de frete;
- acompanhamento da situação do pedido;
- consulta de documentos de transporte;
- monitoramento da qualidade do serviço.
Tudo isso oferece mais controle aos gestores, que conseguem analisar o desempenho das atividades ao longo de todo o processo e identificar as rotinas que estão funcionando bem e aquelas que estão deixando a desejar.
Com base nesse conhecimento, podem propor melhorias para as áreas mais críticas e otimizar a operação.
Reduza a ocorrência de erros
Já que sistemas desse gênero diminuem ao máximo a necessidade de tarefas manuais, a probabilidade de ocorrer uma falha é muito menor.
Considere a auditoria de faturas da transportadora. Antes de efetuar o pagamento, é preciso conferir se os valores cobrados estão corretos, se existe alguma duplicidade, se as cobranças estavam incluídas em outra fatura — enfim, se todos os dados estão corretos.
Por mais atentos que sejam os seus colaboradores, existem atividades como essa que são altamente sensíveis a erros. Isso acontece por conta da grande quantidade de informações que é preciso checar detalhadamente.
Sendo assim, usar a tecnologia para automatizar essas tarefas certamente vai reduzir os prejuízos com retrabalho, potencializar a produtividade e proporcionar resultados mais precisos.
Ganhe mais confiabilidade
O uso de um software especializado na gestão de frete permite que todas as informações referentes a esse campo fiquem centralizadas. Isso quer dizer que, sempre que for necessário consultar alguma informação ou gerar relatórios, o mais indicado é recorrer ao sistema.
Dessa maneira, você consegue evitar problemas como:
- informações sem padronização;
- lentidão para encontrar dados, como os que estão em arquivos e documentos;
- extravio de informações.
Assim, você tem a tranquilidade de saber que as informações estarão seguras e que são confiáveis o bastante para ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas. Sem contar que elas estarão acessíveis, o que significa que você poderá encontrá-las rapidamente sempre que precisar.
Reduza os custos
Como vimos, dispor de um sistema TMS contribui para que você encontre soluções para otimizar os processos, além de reduzir a ocorrência de falhas, aumentar a produtividade dos colaboradores e ajudar na tomada de decisões melhores para o negócio.
Tudo isso influencia diretamente na redução de custos e permite que você direcione melhor os investimentos em setores que realmente tragam crescimento para a empresa e aumentem a sua competitividade.
Podemos perceber, portanto, que automatizar e otimizar a gestão de frete tem benefícios relevantes para as organizações que lidam com processos de logística. São vantagens valiosas, capazes de trazer mais qualidade aos seus serviços e destacar sua empresa no mercado.
Informar status do pedido pelo whatsapp
Muitas empresas notificam de forma automática seus clientes sobre o andamento dos pedidos através de e-mails, que é disparado automaticamente pela maioria dos sistemas a cada mudança de status do pedido.
Nos últimos anos, algumas empresas começaram a enviar esse tipo de informação via WhatsApp, tornando ainda mais fácil a comunicação com os clientes, uma vez que o Whatsapp é atualmente o aplicativo de mensagens mais popular entre os brasileiros.
Alguns casos de uso para envio de notificação de status são:
- Pagamento confirmado: Mensagem enviada quando o pagamento do pedido está confirmado;
- Pedido em separação: Mensagem enviada quando o pedido está com status de separação;
- Pedido cancelado: Mensagem enviada quando o pedido for cancelado.
- Pedido retirado: Mensagem enviada quando pedido foi retirado pelo cliente;
- Pedido em entrega: Mensagem enviada quando o status do o pedido está em entrega;
- Pedido entregue: Mensagem enviada quando o status do pedido mudar para entregue.
Além de manter seus clientes atualizados sobre os status do pedido pelo canal mais utilizado por eles, você poderá reduzir custos com centrais de atendimento, utilizando uma comunicação eficiente, personalizada e automatizada, além de reduzir a ocorrência de erros como veremos a seguir.
Contudo, é importante ressaltar que embora a comunicação por whatsapp possa ser utilizada para comunicação empresarial, se faz necessário contratar a solução de empresas que sejam especialistas no assunto e que tenham cases na logística, dessa forma você fará a implementação sem grandes alterações para atender seus clientes com as informações exatas que ele precisa.