Para ser competitivo no mercado, é preciso se antecipar à demanda a fim de evitar falta de produtos ao seu cliente. Isso deve respeitar as limitações financeiras e o espaço para estocagem de uma empresa. Com o auxílio do DRP, é possível conciliar essas duas necessidades e ainda obter mais benefícios, sendo um deles o aumento dos lucros nos negócios.
Muitas vezes, a logística não consegue acompanhar o ponto de crescimento da empresa, o que dificulta a supressão de toda a demanda de vendas. Para manter o equilíbrio entre o estoque e os pedidos, faz-se necessária a implantação de métodos mais avançados de processamento logístico, como o planejamento de distribuição, ou DRP.
Essa ferramenta é muito importante para embarcadores, pois tem como principal objetivo garantir que as fontes de distribuição consigam cumprir a sua demanda sem falta ou excesso de produtos, além de assegurar a qualidade e o cumprimento dos prazos exigidos pelos clientes.
Neste post, explicaremos sobre o que é, exatamente, o planejamento de distribuição (DRP), como funciona e seus principais benefícios. Quer se aprofundar no assunto? Então, acompanhe o artigo!
O que é planejamento de distribuição?
DRP, como indica a sigla em inglês para Distribution Requirements Planning, ou planejamento de distribuição, é uma metodologia utilizada tanto no varejo como nos grandes centros de distribuição e indústrias, com a finalidade de atender a demanda do cliente sem deixar faltar o seu produto nem manter mercadorias paradas em estoques e prateleiras.
Esse planejamento é capaz de antecipar toda a demanda empresarial, o que torna a entrega de produtos mais eficiente ao determinar quais itens, exatamente, estão sendo solicitados, em que quantidades e os destinos definidos.
Esse processo funciona por meio de coleta e registro de dados, que auxiliam na elaboração da previsão de necessidades futuras de distribuição da empresa. Dessa forma, o estoque fica organizado e as solicitações da clientela são sempre atendidas, deixando-a cada vez mais satisfeita.
Toda empresa que deseja reduzir seus custos, prevenir falta de mercadorias, melhorar seu atendimento, minimizar as perdas e aumentar a eficiência das operações logísticas deve investir na implementação do programa DRP.
Quais os principais benefícios dessa ferramenta?
A implantação do planejamento de distribuição em uma empresa impacta positivamente seus resultados. Dentre os benefícios, podemos destacar alguns a seguir.
Redução de faltas e excessos nos pontos de vendas
Por meio do DRP, é possível fazer um balanceamento adequado do estoque. Dessa forma, a reposição de produtos é efetuada em tempo hábil e no momento certo, o que reduz as faltas de mercadorias no ponto de venda e excessos no estoque e PDV.
Diminuição de perdas
Produto parado gera altos custos de armazenagem e aumenta os riscos de avarias e perdas por causa de vencimento. Com o planejamento de distribuição, todos esses problemas são minimizados.
Aumento da eficiência operacional
O DRP sincroniza e organiza melhor todos os processos operacionais envolvidos na administração de um estoque, o que ocasiona um ganho de tempo expressivo no desenvolvimento das atividades do setor.
Redução dos custos
Um estoque alinhado e balanceado evita a disposição excessiva de produtos e a insatisfação do cliente por falta de mercadorias. Isso somente é possível por meio de um bom planejamento de distribuição.
Qual a importância do DRP para a área de estoque e logística da empresa?
O DRP evita a falta de produtos, para atender a clientela, e o excesso de itens nas prateleiras, o que compromete o capital de giro da empresa. Dessa forma, ele organiza melhor as entregas no centro de distribuição até o seu ponto final. Com o DRP, a gestão de estoque e a entrega de produtos são otimizadas.
Essa ferramenta estrutura o envio de mercadorias ao observar os seguintes pontos:
- periodicidade e quantidade necessária de reposição de cada item;
- precisão de reposição do estoque de segurança;
- lead time das mercadorias;
- relação com fornecedores;
- calendarização;
- embalagens adequadas;
- plano de produção;
- previsão de demanda;
- prazos de entrega de mercadorias do CD para as outras unidades.
Para o embarcador, implantar o DRP em seus processos é fundamental, pois ele garantirá o funcionamento pleno da logística de transporte. Para isso, é necessário contar com o apoio tecnológico.
Softwares avançados utilizam a geolocalização para emitir dados importantes a respeito da entrega de produtos.
Suas principais funções são:
- oferecer visibilidade de todo o processo de transporte de carga;
- otimizar rotas e controlar frotas;
- reduzir custos.
Como implantar o DRP?
Ao implementar um programa DRP em uma empresa, deve-se levar em conta algumas questões importantes, pontos essenciais para a eficiência do setor. Entre eles podemos destacar:
- o objetivo do DRP para a empresa;
- a escolha do software de gestão para apoio e integração das atividades;
- definição dos processos;
- treinamento da equipe.
Depois de verificadas essas situações, pode ser iniciado o processo de implantação do planejamento de distribuição que é realizado em 3 etapas. Conheça a seguir.
Primeira etapa
A primeira fase, também denominada como etapa de levantamento de dados, consiste na busca por informações precisas que servirão para alimentar o sistema de gestão. Esses dados vão proporcionar uma base para a etapa de planejamento.
As principais informações a serem levantadas são:
- dados sobre os produtos constantes no Centro de Distribuição;
- informações sobre as mercadorias nos pontos de venda;
- previsão de demanda;
- planejamento das entregas;
- ciclo de pedidos.
Segunda etapa
Essa é a etapa de planejamento. Nela, devem ser verificadas todas as necessidades para a implantação do DRP, que vão desde o levantamento da infraestrutura, recursos e equipamentos necessários para organizar todas as atividades do processo até a reposição de mercadorias.
Outras considerações a serem levantadas são:
- tipo de produto, quantidade, momento e local em que ele é necessário;
- transporte adequado;
- mão de obra.
Terceira etapa
Depois de levantadas as informações e planejadas as ações, é chegada a hora da implementação em si. Essa fase definirá as estratégias a serem adotadas no processo de distribuição da empresa.
Aspectos como previsão da demanda, verificação do estoque e controle do transporte das mercadorias são considerados para o desenvolvimento das táticas. Além disso, deve ser criado um plano de produção, incluindo a capacidade de abastecimento dos fornecedores.
Como você pode perceber, o DRP é fundamental para o bom funcionamento da cadeia logística, de forma a garantir a disponibilidade de produtos nos estabelecimentos comerciais de acordo com a demanda local.
Ainda, fica mais fácil desenvolver o planejamento de distribuição com o auxílio da tecnologia. Para isso, o uso de softwares avançados para embarcadores é primordial, tanto para previsão de distribuição do estoque como para o acompanhamento logístico das transportadoras em entrega.
Gostou do nosso post sobre planejamento de distribuição, o DRP? Então curta a nossa página no Facebook e, além de se tornar nosso parceiro, terá acesso a outros conteúdos como este!