Ao começar o ano, muitas empresas desenvolvem um planejamento estratégico e traçam metas que devem ser alcançadas naquele período. Os gestores definem onde a empresa deverá chegar e ajudam os colaboradores no desenvolvimento de planos para que tudo o que for planejado ocorra.
Mas como esses resultados são mensurados? Como o negócio acompanha o crescimento e o atingimento das metas? Como você sabe, por exemplo, qual o nível de entregas, a qualidade do serviço e as quantidades de avarias durante os transportes?
Acompanhar o andamento das atividades é essencial para verificar se a empresa está no caminho certo. Se você deseja monitorar a operação, são os indicadores de desempenho logístico que serão os termômetros para medir se o negócio está dentro dos parâmetros, verificar os gargalos e pontos de falha e, consequentemente, mensurar a satisfação do cliente.
Mas quais são os indicadores de desempenho logístico e quais implementar na empresa? Se você quer descobrir, continue a leitura!
Indicador de nível de serviço de entregas
Um dos principais indicadores de desempenho logístico está completamente relacionado com a satisfação do cliente. A partir desse KPI, a empresa evidenciará o cumprimento dos prazos de entrega — fator determinante para mensurar a qualidade do serviço prestado. Esse indicador é importante para identificar e resolver os gargalos da operação.
Indicador de quantidade de cargas rastreáveis
Cargas que possuem rastreamento são exemplos de um serviço que oferece alta segurança ao cliente. Sendo assim, esse indicador verificará o nível de automatização do transportador. Quanto maior for a porcentagem de cargas rastreáveis, maior será a confiabilidade que o fornecedor do frete mostrará aos clientes.
Esse fator é medido por meio da contabilização de quantas cargas são rastreáveis dentro de um total de entregas feitas num período predeterminado. Qualquer porcentagem abaixo de 40% representa que o transportador não oferece um nível de serviço alto.
Indicador de avarias
Outro assunto relacionado com a satisfação do cliente é o controle de entregas feitas com avarias por conta do transportador. A partir desse indicador, o gestor poderá verificar se avarias estão acontecendo com muita frequência, averiguar em qual rota as falhas mais acontecem e buscar a causa raiz para a eliminação do problema.
Indicador de inadimplência
Monitorar as entradas financeiras também é de fundamental importância para qualquer negócio. Os gestores e donos da empresa precisam ter o controle do caixa para saber quais investimentos serão viáveis, se será necessário aumentar o número de serviços prestados e quais as ações necessárias para que os inadimplentes façam os pagamentos dentro do prazo.
Indicador de tempo de espera para resolução de problemas
Esse indicador de desempenho logístico está relacionado à performance dos colaboradores e à eficiência da equipe em atender o cliente em tempo hábil. Muitas empresas perdem negócios porque demoram muito para enviar as respostas necessárias. Com esse KPI, os gestores poderão verificar o que falta para que a rapidez em atender o cliente melhore.
Acompanhar os resultados da empresa é essencial para que os ajustes necessários para que o negócio alcance todos os objetivos traçados sejam realizados. Os indicadores de desempenho logístico serão os responsáveis para ajudar a equipe a ter uma melhoria contínua e para que a operação não cause erros que gerem a insatisfação do cliente. Processos bem monitorados ajudam a manter a empresa funcionando corretamente e a garantir que os resultados sejam alcançados.
E você, já implementou alguns indicadores de desempenho na sua empresa? Compartilhe com a gente suas experiências deixando um comentário neste post!