O mercado tornou-se cada vez mais competitivo e exigente. Por conta disso, muitas empresas têm investido em tecnologia, incluindo o processo logístico automatizado, para se destacar perante a concorrência.

 

Além disso, essas novas ações possibilitam que as organizações ofereçam melhor qualidade, rapidez e confiança para seus clientes.

 

A automação de processos consiste, de maneira resumida, a utilização de equipamentos, sistemas e softwares de alta tecnologia, capazes de aprimorar determinadas tarefas e contribuir para a minimização de erros, muito comuns por falhas humanas.

 

Como consequência, o trabalho com novas ferramentas tecnológicas é capaz de promover a sustentabilidade das empresas, em um cenário mercadológico que busca qualidade nos procedimentos e atividades.

O que é um processo logístico automatizado?

O processo logístico consiste em um conjunto de operações integradas, que visam cuidar do armazenamento de suprimentos e da distribuição de produtos, de forma racionalizada, organizada e dinâmica.

 

Por exemplo, ao realizarmos uma compra em uma loja de moveis planejados SP, o estabelecimento deve preparar todas as etapas para o gerenciamento de fluxos da mercadoria adquirida, para que ela chegue até a nossa casa.

 

A logística representa em torno de 10% do custo do produto, isto é, ela influencia diretamente na atribuição do valor final da mercadoria. 

 

Por conta disso, quanto mais organizado, rápido, eficiente e racionalizado for esse processo, maior a possibilidade de redução de custos, o que é extremamente vantajoso para o cliente.

 

Com o crescimento dos e-commerces, a logística passou a ser cada vez mais complexa. Afinal, pode-se comprar qualquer coisa on-line, sem sair de casa e, assim, receber a mercadoria em um determinado endereço cadastrado.

 

Nesse sentido, ao adquirir um conjunto de uniformes profissionais on-line, a empresa responsável deverá organizar todo o processo logístico, para que a compra chegue até o local de destino e nas mãos do cliente.

 

Portanto, o processo logístico envolve todos os mecanismos de organização e distribuição, desde a matéria-prima até o consumidor final. O objetivo é entregar o produto em menor tempo e reduzir ao máximo os custos envolvidos.

 

Daí a importância da automação dos processos logísticos. Pois, por meio da tecnologia, é possível melhorar as formas de organização, distribuição e, até mesmo, rastreamento das mercadorias.

7 vantagens do processo logístico automatizado

Quando lidamos com uma grande quantidade de produtos, é necessário organizá-los em um setor, para que o envio da mercadoria seja objetivo e rápido. 

 

Para isso, os transportadores industriais, que são mecanismos para transferência de materiais de um ambiente para outro, atuam na logística interna, que se relaciona diretamente com a externa, para organizar o envio de produtos.

 

A automação dos processos logísticos permitiu anexar transportadores, máquinas e equipamentos ainda mais tecnológicos aos processos.

 

Além disso, foi possível a introdução de sistemas inteligentes, que trouxeram uma grande vantagem competitiva às empresas.

 

Abaixo, listamos as 7 principais vantagens do processo logístico automatizado.

1 – Redução de custos

Um dos principais benefícios é a redução de custos. Diminuir os gastos com a operação logística influencia no preço do produto final e, ainda, é extremamente positivo para o consumidor. 

 

É por esse motivo que as empresas buscam automatizar os processos. A redução de custos é alcançada por meio da:

 

 

Por exemplo, em serviços de usinagem CNC, em que vários componentes são produzidos ao mesmo tempo, é possível diminuir a mão de obra envolvida na separação de cada produto, já que a atividade pode ser feita com o auxílio de máquinas. 

 

Como consequência, reduz-se os erros humanos, a necessidade de retrabalho e a quantidade de tempo gasto para a tarefa.

2 – Aumento da produtividade

Acredite, o aumento da produtividade está diretamente relacionado à redução de custos. 

 

Isso porque ao voltar tarefas repetitivas para máquinas e ferramentas tecnológicas, os colaboradores podem direcionar seus esforços para outras atividades dentro da empresa. 

 

Com esse tipo de estratégia, a produtividade aumenta consideravelmente no setor logístico, garantindo resultados melhores para a empresa.

 

Assim, em uma indústria de ferro e aço, por exemplo, é possível orientar os funcionários para que estejam envolvidos em processos para fabricação de peças e componentes, não na separação de matéria-prima ou na organização.

 

Pois, nesse sentido, essas tarefas podem ser facilmente desenvolvidas com o auxílio das máquinas.

3 – Melhor organização e gerenciamento do setor

Lidar com muitas mercadorias, materiais e insumos, tudo ao mesmo tempo, pode ser bem complexo e difícil. Por conta disso, é necessário ter uma organização detalhada, para que não ocorram erros.

 

A automação do processo logístico permite criar identificações para cada um dos produtos, com controle absoluto de todas as etapas envolvidas, desde o armazenamento até a distribuição dos itens.

 

Assim, uma distribuidora de produtos hospitalares, por exemplo, pode contar com códigos de barras devidamente colocados em cada um de seus produtos, com registro de informações em um software de gerenciamento. 

 

Dessa maneira, tudo o que é preciso saber sobre a mercadoria fica em um registro seguro, protegendo a empresa e o seu cliente.

4 – Ajuda na tomada de decisões estratégicas

A automatização não só agiliza os processos, reduz os erros e aumenta a produtividade – ela também controla melhor os procedimentos logísticos e ajuda na tomada de decisões estratégias. 

 

Os sistemas envolvidos no controle de operações geram relatórios detalhados, que permitem a verificação de dados. Com isso, é possível:

 

 

Os relatórios são importantes para todas as empresas, mas especialmente para o desembaraço aduaneiro de mercadorias, afinal, a importação e exportação de produtos envolve, além da logística, questões burocráticas. 

 

Desse modo, é possível saber se todas as estratégias são assertivas, bem como se a legislação está sendo devidamente cumprida.

5 – Centralização e distribuição democrática de informações

O setor de logística é interdependente de outros departamentos de uma empresa, independente do segmento. 

 

Por esse motivo, muitos softwares visam a integração de informações, para que os relatórios sejam compartilhados com outros colaboradores e, assim, seja possível planejar estratégias completas.

 

Por exemplo, ao produzir um cilindro rotativo, é necessário ter informações sobre a quantidade de matéria-prima disponível para a fabricação do produto, bem como se a distribuição do equipamento foi rápida. 

 

Ou seja, são vários departamentos que trabalham em conjunto, para que a mercadoria chegue até o consumidor final.

 

Dessa forma, assim como ocorre na automação logística, toda a cadeia produtiva é melhorada e, como consequência, os resultados da empresa são potencializados.

 

Outra vantagem da centralização de informações é a possibilidade de avaliar os dados de maneira mais exata, ter uma compreensão maior dos cenários e das situações envolvidas e, finalmente, planejar soluções mais inteligentes.

6 – Melhora a comunicação com os clientes

A automação do processo logístico também permite enviar informações detalhadas ao cliente, em especial, durante o envio da mercadoria.

 

Com isso, é possível que o consumidor receba dados, em tempo real, sobre a situação do produto. 

 

Além disso, os clientes podem conhecer a empresa e, assim, em caso de dúvidas, ter confiança para entrar em contato.

 

A consequência da comunicação direta, objetiva e clara com os clientes é o aumento da autoridade da organização no mercado, bem como o destaque da empresa perante a concorrência. 

 

Ou seja, mais do que fornecer informações aos consumidores, a comunicação também ajuda a potencializar a imagem da marca e aumentar o reconhecimento.

 

Além disso, a tecnologia ajuda a fidelizar o cliente, principalmente por oferecer um controle maior das informações, com rastreamento da frota. 

 

A automação oferece dados que envolvem a entrega, a qualidade, o sequenciamento de embarques, origem e destino dos produtos.

 

Através de todos esses dados, é possível assegurar a satisfação do cliente e uma possível fidelização.

 

O rastreamento de mercadorias e cargas pode ser feito por meio de ferramentas tecnológicas e relativamente simples, como os mapas digitais, o GPS (Gobal Positioning System) e a conexão por operadoras móveis.

 

Todos esses sistemas permitem a localização, em tempo real, da posição das cargas. Desse modo, é feito o controle do percurso, envolvendo a entrega de materiais, posicionando o cliente sobre onde a mercadoria está. 

 

Isso controla as expectativas dos consumidores e, ainda, em caso de erros no transporte, tanto a empresa quanto o cliente são informados.

 

Assim, mesmo que ocorra algum acidente durante o transporte da mercadoria, a organização pode tomar as devidas providências,  de modo a garantir o reenvio ou, até mesmo, a troca do produto, dependendo de cada caso.

 

Essas ações também fidelizam o cliente, permitindo uma comunicação clara, bem como o aumento da autoridade e reconhecimento da marca. 

 

Ou seja, a automação do processo logístico integra uma série de benefícios, por isso, é considerada um investimento altamente rentável para as empresas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.