O termo cubagem da carga é comumente utilizado no setor de logística, mas afinal de contas, o que significa? Como calcular? Como Conferir?
Nesse artigo você vai entender tudo isso, principalmente como calcular ou converter a partir dos metros cúbicos, dessa forma, terá a certeza de que na condição de contratante, estará pagando corretamente.
Nesse post de maneira simples e direta, vamos explicar direitinho, vamos lá?
O que é cubagem da carga?
A cubagem da carga, é a relação entre o peso da carga e o espaço ocupado por ela, dentro do veículo que será utilizado para fazer o transporte.
A ideia aqui é fazer o melhor planejamento de acondicionamento das mercadorias dentro de veículo, otimizando ao máximo a ocupação, por exemplo, se você tem uma carga mista com materiais leves, como papel higiênico, isopor, plástico e também materiais pesados, como bobinas, tambores e sacos, exigirá dos carregadores, habilidade para aproveitar o espaço para ambas características de produtos.
A cubagem da carga também serve para determinar antes do carregamento, o tipo do veículo em função da quantidade de carga disponível, isso é possível através de cálculo matemático que veremos a seguir.
O que é fator de cubagem?
O fator de cubagem, é um número utilizado para representar um metro cúbico, existe uma variação entre as modalidades de transporte para demonstrar esse número, veja abaixo os mais comuns:
Transporte Rodoviário: 1m³ = 300kg
Transporte Aéreo: 1m³ = 166,7kg
Transporte Marítimo: 1m³ = 1.000kg
Exceção se faz no transporte de carga fracionada , nesse caso como há uma variação enorme dos tipos de produtos com peso e tamanho, fica muito difícil trabalhar com 300kg/m³, isso seria equivalente há considerar a ocupação de todos os espaços do veículo para chegar ao metro cúbico, por isso optam em algumas situação em utilizar 250kg/m³.
Isso ficará mais claro nos próximos tópicos.
Como calcular o peso cubado ou cubar os produtos?
O peso cubado vai referenciar o espaço ocupado dentro do veículo, a fórmula matemática utilizada é muito simples, com um fita métrica, obtenha em centímetros, largura, altura, comprimento para cada volume, depois é só aplicar:
Largura x altura x comprimento x volume x fator de cubagem = peso cubado
ou seja
Exemplo de 5 volumes com as mesmas dimensões
25 cm x 42 cm x 33 cm x 5x 300=51.975kgs
No exemplo acima, medimos 5 volumes com as mesmas dimensões, se você tiver outros tamanhos diferentes, deverá repetir o processo para ao final chegar no total de peso cubado, veja se além dos 5 acima, tivéssemos mais 3 volumes em outras dimensões:
1 volume:
23 cm x 44 cm x 39 cm x 1 x 300=11.840 kgs
2 volumes:
28 cm x 47 cm x 43 cm x 2x 300=33.952
Somando as três medidas com dimensões diferentes para os 8 volumes, teremos 97,777 kgs
Para ficar mais claro, veja um vídeo rápido simulando o cadastramento de uma nota fiscal com dois itens e produtos com dimensões diferentes:
Como o peso cubado influencia no cálculo do frete
Agora que você já entendeu como chegar ao peso cubado, vamos dar um exemplo prático da importância de aplicar no seu cotidiano de transportes.
Seguindo o mesmo exemplo do tópico anterior, onde tivemos 8 volumes com dimensões diferentes, chegamos aos respectivos pesos cubados, sendo 5 volumes que totalizaram 51.975 kgs , 1 com 11.840 e outros 2 com 22.952 kgs, no entanto, esses pesos cubados deverão sempre ser comparados aos pesos reais ou seja, o peso aferido pela balança, exemplo:
Peso Cubado dos 5 volumes 51.975
Peso real aferido pela balança 40,865
No caso acima, a regra de mercado é utilizar o maior dos dois para calcular o frete, nesse caso, seria 51.975 , em raras exceções, pode ser que essa regra não se aplique, mas isso será definido nas negociações comerciais.
Conferindo o peso cubado enviado pela transportadora
Vamos para o meio prático, pegamos algumas situações auditadas por nossa plataforma, e comparamos as várias situações que envolvem a conferência do peso cubado, colocamos a seguir situações reais:
Checando o metro cúbico:
- No exemplo abaixo, você verá que o embarcador mandou o metro cúbico com o valor de 0,041 em sua nota fiscal representado do lado esquerdo da imagem e o transportador por sua vez também enviou no seu CT-e, representado do lado direito, a primeira coisa é checar se os valores conferem e neste caso estão OK.
Agora calculamos o peso cubado pelo metro cúbico:
Como já aprendemos, a fórmula matemática é simples, metro cúbico multiplicado pelo fator de cubagem, seguindo o mesmo exemplo, 0,041 x 300 = 12,3 , veja a imagem:
Escolhendo entre o peso real e o peso cubado para calcular o frete peso
Explicamos acima que uma vez calculado o peso cubado, temos que comparar com o peso real e via de regra, escolhemos o maior entre os dois, nesse caso para ficar claro, definimos o peso utilizado para cálculo como peso taxado.
Veja no exemplo, temos 12,300 de peso cubado contra 16 kgs de peso real, logo utilizamos o maior entre os dois e denominamos como peso taxado ou seja, utilizado para calcular o frete peso.
Exemplo:
Conclusão
Como vimos, é importantíssimo calcular e ou conferir o peso cubado, pois estamos falando do valor que mais influencia o valor do frete, não importa se você embarcador tem as dimensões do produto ou pelo menos o metro cúbico, o importante é do seu lado ter o peso cubado calculado para comparar com o valor enviado pela transportadora e, mesmo nas situações que você não tem essas informações, a plataforma TMS precisa saber conferir o cálculo feito pela transportadora.
Espero que tenha gostado, se quiser aprender mais, clique na imagem abaixo para ter acessa a um infográfico sobre cubagem
Muito bom! Prático e bem explicativo. Em cada situação, detalhes bem informados. Parabéns!
Muito obrigado, ficamos felizes de poder dar a nossa contribuição.