Business intelligence na logística

Alavancados pela consolidação da tecnologia nos processos operacionais das empresas, os dados se tornaram parte estratégica do setor logístico. Com isso, investir no business intelligence na logística é indispensável para manter-se competitivo no mercado, uma vez que o uso de dados contribui para a orientação e tomada de decisão do seu negócio.

Nos últimos anos, o business intelligence tem sido responsável por otimizar a gestão de supply chain. Isso porque, agrega precisão às suas atividades, de modo a mitigar as possibilidades de falhas e prejuízos. Neste post, vamos explicar como o conceito funciona e quais são as suas vantagens para a logística. Confira!

O que é business intelligence?

O business intelligence (BI) consiste em um processo tecnológico que promove a geração, análise e compartilhamento de dados de forma inteligente e prática. Em suma, o conceito pode ser definido como um conjunto de métodos, dados e informações que passam por uma série de processos, como coleta, tratamento e análise.

A partir da análise desses dados, a empresa tem muito mais agilidade para entender o contexto de uma operação e do negócio como um todo. Sendo assim, o BI traz torna a avaliação de desempenho da empresa mais rápida, tendo como base informações precisas e que permitem que o gestor de adiante aos acontecimentos, a fim de ampliar os resultados positivos e reduzir impactos negativos.

Qual a importância do BI para a logística?

A área de logística é repleta de processos complexos e que demandam uma execução ágil. Afinal, as empresas precisam efetuar entregas dentro do prazo, qualidade e segurança acordados com o cliente. Nesse sentido, quando aplicado ao setor de logística, o BI atua na otimização das atividades operacionais, fazendo com que sejam mais simples e eficientes.

Além disso, o business intelligence também contribui da seguinte forma para a logística:

  • facilita a identificação de falhas;
  • favorece a roteirização simplificada de rotas;
  • permite o acompanhamento do dashboard em tempo real;
  • melhora a gestão financeira;
  • possibilita o monitoramento completo da operação logística.

Qual a relação entre supply chain e logística?

De modo direto, a logística é ampla e abrange todos os processos relacionados a produtos e suprimentos, como compra, armazenamento e distribuição. Apesar de ser mais específico, o supply chain, que traduzido do inglês para o português significa ‘’cadeia de suprimentos’’, faz parte da logística e trata de todo o caminho percorrido por um produto até que seja entregue ao cliente.

Para que a jornada da mercadoria ocorra do início ao fim, sem imprevistos, é preciso que todas as etapas de pelas quais ela passa estejam otimizadas, seguindo o padrão operacional e necessidades da empresa.

Quais são as vantagens do business intelligence na gestão de supply chain?

A adoção do BI na gestão de supply chain é uma tendência que vem se firmando no mercado logístico, o que se deve ao fato de agregar autonomia e eficiência para o gestor e equipe da área. Descubra outros benefícios da ferramenta.

Facilita a tomada de decisões

Um dos fundamentos do business intelligence é a coleta e análise de dados. A partir disso, o gestor logístico tem à sua disposição informações valiosas para tomar decisões que ajudem o negócio a crescer.

Gera relatórios detalhados

Os dados coletados pelo BI são transformados em informações organizadas em relatórios detalhados, que podem ser consultados a qualquer momento e que também servem para direcionar os processos internos e acompanhar a performance da empresa.

Aumenta o controle dos processos

A disponibilidade dos dados facilita o controle dos processos, já que é possível saber com exatidão o que está sendo feito, por quem, por qual razão e quando será finalizado. Isso torna a sua operação mais previsível, além de ampliar a produtividade da equipe.

Colabora para o controle financeiro

Com essa ferramenta o gestor fica a par de todas as questões financeiras relacionadas às suas operações. Assim, pode saber em quais áreas a empresa está gastando desnecessariamente e precisa poupar e quais delas carecem de mais investimentos, por exemplo.

Trabalhar com o business intelligence na logística e na gestão de supply chain é uma estratégia imprescindível para que as etapas de cadeia sejam muito mais precisas e produtivas. Ele descomplica as atividades logísticas, melhora o controle do negócio e o diferencia da concorrência, possibilitando entregas de excelência.

Gostou de saber mais sobre o uso do BI na logística? Deixe o seu comentário aqui embaixo!