Embora seja uma iniciativa básica e imprescindível para o bom funcionamento de uma organização que trabalha com vendas, ainda há aquelas empresas que pecam quanto ao abastecimento do seu stock, o que pode gerar escassez e perda de bons negócios. Diante disso, entender a relação entre aprovisionamento e logística é fundamental para evitar esse tipo de problema.
Quando se fala na gestão de stocks, não se trata apenas de adquirir produtos que mantenham o armazém abastecido, mas também de saber as quantidades necessárias ao negócio, entre outros fatores que interferem na atividade principal de uma empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos explicar o que é aprovisionamento e quais suas funções na logística. Confira!
O que é aprovisionamento?
Antes de qualquer coisa, é importante falarmos que o stock reúne materiais consumíveis, subprodutos ou produtos acumulados no armazém da empresa, para que sejam repassados aos usuários ou aos consumidores finais.
Nesse sentido, o aprovisionamento pode ser definido como um conjunto de operações cuja finalidade é colocar à disposição da empresa, na quantidade, na qualidade e no tempo desejados, serviços e materiais necessários à execução de suas atividades, gerando o menor custo possível. Na prática, isso consiste em manter o stock abastecido no volume adequado.
Para tanto, a empresa deve definir com o máximo de precisão quais são as demandas em termos de qualidade das mercadorias, avaliando suas especificações e seus requisitos, além da quantidade adequada e do prazo ideal para que os itens sejam entregues.
Qual a importância do aprovisionamento?
Tanto o excesso quanto a escassez de produtos podem ser prejudiciais para uma empresa. Caso a companhia adquira um grande volume de mercadorias e as vendas caiam, a tendência é que os artigos fiquem encalhados. Por outro lado, se as compras forem em um número pequeno e exista uma grande procura por parte de seus consumidores, você estará perdendo oportunidades de vendas.
Sendo assim, o aprovisionamento é de grande importância para que o negócio busque os melhores fornecedores dos produtos de seu interesse, considerando a qualidade, a quantidade e os custos ideais. Isso faz com que as mercadorias estejam disponíveis em tempo hábil para que suas atividades sejam executadas sem prejuízos.
Qual a relação entre aprovisionamento e logística?
O aprovisionamento engloba todos os fatores existentes na relação entre a empresa e os fornecedores. Dessa maneira, promove a administração completa do abastecimento da companhia, incluindo matérias-primas, componentes necessários à produção, itens semiacabados e produtos finalizados e prontos para venda ao consumidor final. Também envolve o transporte dessas mercadorias, as atividades nas linhas de montagem e a organização dos armazéns.
Nesse contexto, pode-se dizer que o aprovisionamento cuida de todo o fluxo logístico das empresas, gerindo o ciclo dos produtos adquiridos e a relação com os fornecedores. Ou seja, ele compreende desde a compra e a entrada no stock, até o momento em que os itens são destinados ao cliente.
Quais são as funções do aprovisionamento?
Como já mencionamos, o aprovisionamento garante a disponibilidade dos produtos de que a empresa necessita para viabilizar suas atividades de modo ágil, eficiente e prático, a partir do custo final otimizado. A fim de que isso seja possível, o processo realiza as seguintes funções:
- identificar quais são as melhores opções de fornecedores no mercado;
- fazer uma análise detalhada das indústrias que fornecem seus produtos, relacionando custo e uso;
- registrar e relevar o custo final da compra, guardar recebidos, fazer inventário e pagamentos;
- definir qual é o impacto das mercadorias na utilidade e no tempo despendido pelos colaboradores;
- relacionar o valor dos produtos adquiridos com as reais necessidades do cliente.
Como aplicar o aprovisionamento na gestão de stock?
Para aplicar o aprovisionamento na gestão de stock, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de todas as alternativas de fornecedores disponíveis no mercado. Todavia, esse processo de análise deve ser realizado antes de haver a necessidade imediata do uso do produto.
Após escolher o fornecedor mais adequado, é recomendado buscar uma negociação vantajosa a ambas as partes, principalmente em se tratando dos valores e do tempo de entrega. Todos os termos acertados devem estar registrados em contrato. Assim, você garante que as mercadorias estarão disponíveis para uso no tempo certo e de maneira segura e econômica.
A coordenação da gestão de stock, do transporte, da distribuição, dos fornecedores e de todas as etapas que fazem parte da sua cadeia produtiva é vital para o pleno funcionamento de suas operações. A partir de aprovisionamento e logística, você organiza e adquire todos os produtos de que precisa, pelo valor, pela qualidade e pelos prazos apropriados, o que assegura a eficiência de seus serviços e aumenta a sua competitividade frente à concorrência.
Achou este post interessante? Clique na imagem abaixo e baixe um incrível e-book que vai dar detalhes com contratação de frete.