Em um momento em que as vendas por e-commerce crescem aceleradamente, é imprescindível redobrar a atenção quanto os processos de entrega, em especial ao last mile que está mais sujeito a enfrentar problemas, como impossibilidade de rastreio do produto ou ausência do cliente no endereço fornecido no ato da negociação.
Considerado a última etapa entre a logística e o consumidor, o last mile demanda um investimento financeiro considerável e é decisivo para garantir uma avaliação final de boa qualidade. Nesse sentido, otimizá-lo contribui para reduzir custos desnecessários e aumentar a eficiência das entregas.
Quer saber mais sobre o assunto? No post de hoje, vamos explicar o que é e como melhorar o last mile. Confira!
O que é last mile?
Derivado do inglês, o termo ‘’last mile’’ pode ser traduzido para o português como ‘’última milha’’, que significa a etapa de conclusão da entrega de um produto. O processo acontece entre o centro de distribuição e o destino da entrega, ou seja, o cliente.
A importância dos cuidados com essa etapa está no fato de influenciar diretamente na experiência do consumidor. Afinal, caso ele não receba a encomenda no prazo e com a estrutura preservada, a tendência é fique insatisfeito com o serviço, faça avaliações negativas e não volte mais a negociar com a empresa.
Além disso, o planejamento adequado do last mile é crucial para reduzir os custos relacionados ao transporte e proporcionar um melhor aproveitamento do tempo, de modo que as entregas sejam efetuadas rapidamente e com qualidade
Como funciona na prática?
Quando o cliente faz uma compra on-line, a loja é notificada sobre o pedido, dando inícios aos processos de logística, que envolvem: separação da mercadoria, etiquetagem e embalagem, coleta do pedido e envio para o centro de distribuição para a região em que o cliente reside.
É a partir desse ponto que começa o last mile. Portanto, o conceito se caracteriza com uma etapa do lead time — tempo despendido entre o pedido do consumidor e o recebimento do produto na sua casa.
Como otimizar o last mile?
A ineficiência e erros que podem ocorrer no last mile acarretam uma série de prejuízos para a companhia. Tentativas de entrega em que o cliente está ausente encarecem o frete e a dificuldade para rastrear o produto causam desconfiança, por exemplo. Veja as melhores dicas para otimizar a etapa final da entrega.
Invista em tecnologia adequada
De nada adianta adotar diversos recursos tecnológicos se não estiverem adequados ao seu negócio. Por isso, é recomendado apostar em softwares de logística que ofereçam uma ampla visão dos processos de deslocamento e entrega dos produtos e, assim, permitam que você ganhe agilidade na resolução de problemas.
Crie um planejamento prévio de rotas
Os engarrafamentos dos grandes centros urbanos, entre outros fatores que o motorista pode encontrar até o destino acabam dificultando a conclusão de uma entrega. Levando isso em consideração, o ideal é criar um planejamento prévio de rotas, estabelecendo caminhos mais inteligentes e enxutas, e que inclua possíveis imprevistos.
Implemente o acompanhamento em tempo real
É normal que o cliente fique ansioso para receber a sua encomenda, o que faz com que ele queira acompanhar todo o processo de entrega da mercadoria. Para oferecer maior transparência, implemente o acompanhamento em tempo real por meio do rastreamento dos veículos e disponibilização desses dados para o consumidor.
Faça entregas programadas
Para não sofrer com a ausência dos clientes na hora da entrega, é indicado fazer entregas programadas, em que o pedido só é deslocado para a casa do cliente na data e horário em que ele escolhe. Isso acaba com os gastos desnecessários com várias tentativas de entrega sem êxito.
Mensure o desempenho logístico
Saber qual é o nível do seu desempenho logísticos é essencial para identificar pontos fortes e fracos. Sendo assim, estabeleça métricas para mensurar os resultados dos processos de entregas — aspecto que traz um panorama da situação e aponta o que deve ser mudado.
Como você viu, o last mile ocupa um papel fundamental no sucesso das entregas. O uso de tecnologia específica para a área de logística em conjunto com ações de maior controle sobre a última etapa de entrega das mercadorias diminui os custos operacionais e aumenta a satisfação do cliente.
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