De nada adianta oferecer um produto maravilhoso e um atendimento incrível se na hora que a mercadoria chegar até a casa do cliente causar decepção porque foi transportada de forma incorreta ou extrapolou o prazo acordado. Por isso, é necessário estar a par do que é frete dedicado ou fracionado, o que permite fazer as melhores escolhas no momento de enviar o pedido dos seus consumidores.
A responsabilidade da sua empresa não termina no momento em que o cliente finaliza a compra, pois estabelecer um bom gerenciamento de frete é imprescindível para garantir a total satisfação do cliente com a aquisição. A escolha errada de frete pode causar inúmeros transtornos para o seu negócio, como queda de produtividade devido ao fato de a sua equipe ter que se ocupar em recolher e reenviar produtos que foram danificados no trajeto de entrega.
Neste post vamos mostrar o que você precisa saber sobre frete dedicado e fracionado e quando escolher cada opção. Confira!
O que é frete dedicado e fracionado?
O frete dedicado é definido como a modalidade de transporte de cargas que ocorre de forma singularizada. Na prática, isso quer dizer que, ao contratar esse serviço, a transportadora vai transportar somente os produtos da sua empresa, independentemente de a carga ocupar ou não todo o espaço disponível no veículo.
Por sua vez, o frete fracionado é um sistema de transporte que reúne diferentes tipos de produtos de várias empresas em um mesmo veículo. Nesse caso, a carga é organizada a partir de pequenas remessas, que, juntas, preenchem toda a capacidade disponível no caminhão.
Quais as diferenças entre os dois tipos de fretes?
Para entender melhor como funciona cada modalidade de frete, é preciso ficar por dentro de suas diferenças, que acontecem principalmente na forma de organização da carga e impactam diretamente na qualidade e velocidade da entrega. Saiba quais são as diferenças do frete dedicado para o frete fracionado.
Quantidade e variedade de produtos transportados
Em se tratando do frete dedicado, o transporte é exclusivo para carregar a carga da empresa que contrata o serviço. O volume e variedade dos produtos não são relevantes, já que o veículo terá todo o seu espaço disponibilizado para a remessa.
Quanto ao frete fracionado, várias empresas enviam pequenas encomendas que vão ser transportadas na mesma carga. Portanto, as remessas não podem ser muito grandes para que não exijam muito espaço no veículo, havendo um limite de volume a ser respeitado.
Tempo de envio
Ao optar pelo frete fracionado, a empresa precisa esperar o preenchimento do volume mínimo definido para o veículo para que a entrega seja iniciada, logo o prazo de entrega pode acabar sendo maior do que o prometido ao cliente no ato da compra.
Como o frete dedicado é exclusivo para a carga da companhia contratante, não é necessário aguardar para despachar as mercadorias. Dessa forma, a entrega costuma ser muito mais rápida, o que gera vantagem competitiva para o seu negócio.
Custos envolvidos no transporte
Quando contrata um frete dedicado, somente a sua empresa vai arcar com os custos do transporte, o que faz com que o valor final do frete fique um pouco mais caro para o seu bolso e, consequentemente, para o consumidor.
Enquanto que no frete fracionado o valor envolvido no transporte é dividido entre todas as empresas que estão enviando as suas cargas, ficando mais barato para todas as contratantes, e essa economia poderá ser repassada para os seus clientes.
Quando escolher o frete dedicado ou fracionado?
Muitas empresas trabalham com os dois tipos de frete, mas se for necessário escolher entre um ou outro, leve em consideração as particularidades do seu negócio. Se você tem urgência no frete, precisa enviar um grande volume de produtos e tem capital disponível para arcar com um valor mais alto, o ideal é investir no frete dedicado.
Porém, se o seu cliente pode esperar um pouco mais pela chegada da mercadoria, o volume de produtos a ser enviado é pequeno e você deseja reduzir os seus custos, pode-se utilizar o frete fracionado, que vai ser compartilhado com outras empresas.
Independentemente de optar pelo frete dedicado ou fracionado, é crucial fazer uma boa gestão de frete. Isso implica em analisar o impacto do processo nas suas operações e credibilidade no mercado, uma vez que uma entrega rápida, que preserva a integridade do produto e, ao mesmo tempo, com valor acessível ao perfil do seu público consumidor são fatores indispensáveis para manter a sua competitividade no mercado.
Que tal aprender mais sobre frete? Clique na imagem abaixo e faça o download.