Fazer uma cotação de fretes que esteja adequada às suas demandas é essencial para o sucesso das suas atividades, uma vez que esse processo gera impactos diretos nos custos envolvidos na operação da sua empresa, bem como na rentabilidade dos produtos. Para isso, é importante prestar atenção nos elementos que compõem o valor do frete.
O descuido com a cotação de fretes pode desencadear diversos problemas, como uma operação deficitária e com um valor exorbitante para o bolso do seu público-alvo. Pensando nisso, neste post, vamos mostrar quais são as dificuldades mais comuns na hora de cotar fretes e como enfrentá-las. Confira!
O que dificulta a cotação de fretes?
O frete deve ser encarado como um fator estratégico do negócio, já que a sua negociação pode contribuir para aumentar ou diminuir o número de vendas. De modo geral, o maior desafio dessa operação é alinhar o custo do frete com o prazo de entrega, a fim de entregar um serviço competitivo no mercado. Veja outras dificuldades que surgem durante a cotação de fretes.
Identificar o perfil de carga
As cargas são dividas em diversas categorias, sendo que cada uma exige um tipo de transporte específico, o que também resulta em fretes com valores diferentes. Alguns exemplos de cargas são:
- cargas secas: madeira, móveis, materiais de construção, roupas e alimentos não perecíveis:
- cargas vivas: galinhas, bois e porcos;
- cargas a granel: grãos;
- cargas perigosas: produtos químicos e inflamáveis;
- cargas com alto risco de furto: joias, eletrônicos e pedras preciosas.
Se o gestor não sabe em qual tipo de carga a sua mercadoria se encaixa, ele pode acabar escolhendo transportes inadequados e que encarecem o frete, ou não preservam o produto e acarretam perdas e prejuízos.
Projetar o tempo que o veículo ficará esperando
O tempo em que o veículo vai ficar esperando para embarcar a carga também faz parte do valor do frete. Nesse sentido, é necessário estimar o período que a sua companhia leva para separar, empacotar e disponibilizar os produtos para envio, buscando reduzir o tempo de espera.
Avaliar se uma zona é de difícil acesso
Uma região de difícil acesso pode colocar o veículo em risco de acidentes, logo as características da rota de envio também são consideradas na cotação de fretes. Há que se saber com exatidão quais serão as rotas percorridas, se são de fácil ou difícil acesso, para que seja possível traçar um caminho otimizado e seguro.
Como enfrentar esses problemas?
Para evitar fretes com valores e prazos de entrega incompatíveis com o seu negócio, é fundamental munir-se com o máximo de informações sobre o seu produto, além de adotar estratégia e ferramentas que facilitem essa operação. Saiba o que você deve fazer.
Conheça seu produto
Quando você sabe as características do seu produto, como peso, cubagem e demais parâmetros, há mais facilidade para detalhar o orçamento e negociar taxas variáveis. Antes de partir para a cotação de fretes, faça uma lista com as particularidades da sua operação e produtos.
Esteja a par dos destinos mais frequentes
Ao entender em quais regiões ocorrem o maior número de vendas e os seus respectivos padrões de entrega, o gestor pode concentrar os seus esforços nessas áreas. Na prática, é possível negociar fretes mais rápidos e com valores em conta para determinadas localizações, o que beneficia diretamente os seus consumidores.
Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia é uma grande aliada para fazer a cotação de fretes. Por meio da implementação de ferramentas tecnológicas específicas, você tem acesso a métricas e relatórios que apontam falhas que podem prejudicar a efetividade das suas entregas e ajudam a redirecionar as suas necessidades de fretes.
Com o sistema de gestão de fretes da Tecnovia, por exemplo, as empresas e profissionais têm o controle total sobre a carga, podem reduzir os custos de fretes e mensurar o desempenho das transportadoras, além de cadastrar contratos, fazer auditoria de fretes e conferir faturas.
Portanto, é uma ferramenta completa e desenvolvida para otimizar as suas operações. Ela agrega o máximo de praticidade nos processos burocráticos embutidos na cotação de frete, possibilitando que o gestor tenha mais tempo para focar nas questões estratégicas para alavancar os resultados seu negócio.
Ainda está fazendo a cotação de fretes manualmente? Entre em contato com a Tecnovia agora mesmo e descubra como facilitamos a sua rotina operacional!