Basicamente, a jornada de compra é todo o caminho pelo qual o cliente percorre, incluindo desde a identificação da sua necessidade até a efetuação do pagamento do item adquirido. Questões como a disponibilidade de estoque, valor do frete e prazo de entrega podem ser determinantes para que uma pessoa prossiga ou desista da compra.
Nesse sentido, é fundamental que o setor de logística garanta a quantidade adequada de produtos para suprir a demanda, bem como ofereça um serviço de frete eficiente e com valor justo. Essas questões são indispensáveis para manter a fidelidade da cliente. Quer saber mais? Confira, a seguir, a importância da logística para que a jornada de compra do consumidor seja bem-sucedida!
O que é jornada de compra do cliente?
A jornada de compra pode ser definida como o processo pelo qual um cliente em potencial passa até adquirir um produto. Assim, trata-se de um modelo que define em qual estágio de compra o consumidor se encontra. O monitoramento da jornada permite a criação de estratégias que estimulem a conclusão do negócio.
Com a análise das informações da jornada de compra, o setor de marketing pode promover conteúdos que atendam às necessidades do consumidor, e a logística pode se organizar para que o produto esteja disponível e seja entregue conforme a solicitação do cliente, por exemplo.
Quais são as etapas da jornada de compra?
A relevância do acompanhamento da jornada de compra do consumidor está na possibilidade de a empresa mapear as etapas em que o lead está. Cada uma dessas fases exige estratégias apropriadas para que o potencial cliente avance e feche negócio. Veja quais são as etapas da jornada de compra:
- aprendizado: é quando o indivíduo não identificou ou não tem certeza da sua necessidade em relação ao produto ou serviço;
- reconhecimento: é quando o potencial consumidor acessa informações que o ajudam a reconhecer a sua necessidade;
- consideração: é quando, depois de perceber que tem um problema, a pessoa pesquisa por soluções e considera aquelas que melhor atendem o seu perfil;
- decisão: é quando potencial cliente analisa as opções do mercado e toma a sua decisão de compra.
Qual é a função da logística nesse processo?
Na atualidade, o comércio eletrônico ocupa uma grande fatia da economia brasileira. Diante disso, as marcas necessitam cada vez mais aperfeiçoar as suas estratégias de vendas e adequar-se a esse modelo de negócio. Um dos desafios gerados por essa nova realidade é fazer com que o cliente tenha uma boa experiência de compra por meio da internet.
A experiência do consumidor envolve todo o processo de compra, desde a qualidade do acesso à plataforma digital da empresa até a entrega do produto e o pós-venda. Dito isso, um bom planejamento de logística é de suma importância para que o cliente decida pela compra e tenha uma experiência satisfatória. Isso porque a indisponibilidade do produto ou uma entrega atrasada pode fazer com que o consumidor não realize compras futuras na mesma loja.
O transporte é a última etapa antes de o cliente ter contato com o produto. A ocorrência de falhas nesse processo acaba por gerar uma insatisfação que quebra o ciclo positivo conquistado no decorrer da jornada de compra.
Levando isso em consideração, é necessário que as empresas adotem medidas que agilizem o picking, a etapa de separação do item comprado, a preparação para o envio, o início do transporte e a finalização da entrega dentro do prazo informado ao cliente. Também é essencial investir em embalagens que preservem a integridade das mercadorias até o destino final.
Portanto, fica evidente a importância da logística como estratégia para promover a satisfação dos clientes. Com processos organizados e precisos, a empresa presta um serviço eficiente, que atende às expectativas criadas durante a jornada de compra, encanta e estimula a fidelidade à marca.
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