A adoção da tecnologia se tornou um requisito obrigatório para as empresas que desejam se destacar no segmento de transporte. Nesse sentido, a análise de dados é uma estratégia fundamental para impulsionar as suas atividades, visto que ela gera informações que permitem uma tomada de decisões mais embasada e, consequentemente, com resultados mais eficientes.
Basicamente, o Business Intelligence (BI) estrutura e organiza os dados, além de analisar as informações para apontar tendências e comportamentos da empresa, clientes e mercado. Assim, é possível identificar oportunidades, evitar erros que estejam comprometendo a produtividade e construir um planejamento de acordo com a realidade do mercado.
Quer aumentar a eficácia das suas decisões? Confira, neste post, como a análise de dados impacta a sua companhia!
Por que fazer análise de dados?
A alta competitividade do mercado exige que os gestores tomem decisões baseadas em informações e cenários reais. Isso porque, confiar apenas na intuição do gestor para direcionar o negócio aumenta as chances de erros e realização de investimentos equivocados.
Ao usar a análise de dados, as empresas podem fazer escolhas mais eficazes, que trazem melhores resultados a curto, médio e longo prazo. Alguns dos principais benefícios desse processo são:
- permite o conhecimento aprofundado dos clientes e as suas preferências, ajudando na construção de estratégias que impactam positivamente os consumidores;
- aumenta a segurança estratégica, visto que as estratégias são desenvolvidas a partir de dados precisos;
- traz previsibilidade, já que aponta tendências e cenários, evitando que o gestor seja pego de surpresa;
- possibilita focar nas metas, uma vez que a empresa passa a trabalhar com métricas, tendo mais facilidade para acompanhar as metas individuais e coletivas;
- melhora os resultados, o que se deve à otimização das ações e aumento das vendas de serviços.
Como fazer a coleta e análise de dados?
Para que de fato deseja eficiente, é preciso que a análise de dados seja feita corretamente. Esse processo é dividido entre as etapas de coleta, mineração e interpretação de dados. Veja como cada uma delas deve ser realizada.
Utilize a tecnologia para a coleta de dados
O primeiro passo para o processo de análise é a coleta de dados, que deve ser feita com um software que armazene os dados dos usuários e dos processos internos e externos. Pode-se combinar a coleta de dados online com o onboarding de dados, fazendo o cruzamento das informações offline, a fim de gerar um banco de dados completo.
Determine quais são os canais que geram informações relevantes sobre a empresa e os seus clientes e que sejam úteis para a estratégia de negócio. Também é indicado nomear os arquivos, o que impede que os colaboradores coletem os mesmos dados de forma repetida.
Faça a mineração de dados
Esse processo consiste na adoção de técnicas e tecnologia para automatizar a análise de dados, o que possibilita a identificação de padrões e tendências. Geralmente, esse recurso é recomendado para lidar com grandes conjuntos de dados.
Para analisar o comportamento dos clientes, pode-se usar o customer analytics, que cruza as informações de compra com dados de navegação, demográficos e psicográficos. Isso ajuda o gestor a ter insights e decidir para qual direção levar o negócio.
Como você viu, a técnica de mineração de dados pode variar, mas é essencial que ela seja bem definida, assim como a razão por qual será utilizada.
Interprete os dados
Por último, é preciso interpretar os dados e transformá-los em informações. Saber que 10 clientes deixaram de contratar os seus serviços é um dado isolado. Agora, identificar que 10 clientes se desligaram da sua empresa, em qual período e por qual motivo amplia a visão do negócio e mostra os pontos deficitários a serem corrigidos, por exemplo.
Uma análise de dados bem feita exige um software voltado exclusivamente para a gestão de transporte, como que é oferecido pela Tecnovia, que fornece dados sobre análise de custo, visão de performance e documentos auditados. Todas essas informações orientam o gestor sobre qual o melhor caminho a ser seguido para que a sua empresa seja bem-sucedida.
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