Você sabe como escolher e definir os tipos de embalagens que são utilizadas no seu dia a dia para o transporte de produtos? A definição desse ponto é algo fundamental para quem está envolvido com logística: uma boa embalagem evita danos ao que é transportado, garantindo que a mercadoria chegue intacta ao seu cliente.
Para ajudá-lo a entender como escolher o melhor tipo de embalagem para cada serviço do seu dia a dia, preparamos este post com dicas de quais tipos de embalagem você pode utilizar. Continue a leitura e saiba mais sobre essa tema!
Por que escolher a embalagem correta é importante?
Escolher o tipo de embalagem correta é muito importante para o transporte de cargas. No armazenamento, a embalagem correta reduz o espaço utilizado e melhora a organização. Já no transporte e no manuseio, evita danos e agiliza rotinas.
Por isso, o profissional que trabalha com logística deve estar sempre atento. Fazer o trabalho com a embalagem correta evita riscos e prejuízos e, além disso, dá mais agilidade reduzindo a necessidade de retrabalho.
Que tipos de embalagem você pode utilizar no seu dia a dia?
Profissionais de logística trabalham com diferentes tipos de embalagens. Cada uma tem o seu foco principal — ou seja, é voltada para itens como a proteção, a apresentação e a organização de mercadorias. São elas:
- embalagens primárias: são as que tem contato direto com o item e fazem a sua proteção direta;
- embalagens secundárias: armazenam as embalagens primárias e, em alguns casos, podem ser utilizadas para o transporte de cargas;
- embalagens terciárias: agrupam um conjunto de embalagens secundárias;
- embalagens quaternárias: essas embalagens agrupam um grande número de unidades e são utilizadas para otimizar o transporte;
- embalagens de quinto nível: utilizadas em transporte de longa distância, como é o caso de containers.
Que materiais são utilizados na logística?
Além de entender os tipos de embalagens, você também deve ter uma visão abrangente sobre quais os materiais podem ser utilizados. Tão importante quanto a proteção é avaliar o material adequado. Veja a seguir os mais populares!
Papelão
Um dos mais tradicionais, o papelão é leve e barato. No entanto, ele fornece baixa resistência a danos físicos e não tem controle de temperatura.
Isopor
Utilizado para fornecer proteção a eletrodomésticos, o isopor também pode ajudar na conservação da temperatura de produtos refrigerados.
Plástico
Flexível, o plástico ajuda a transportar itens que não podem ser colocados em caixas — tudo isso sem comprometer o peso do transporte.
Ligas metálicas
Muito resistentes, as ligas metálicas suportam materiais pesados sem dificuldades. Exigem um maior investimento do responsável pelo transporte, mas podem ser reutilizadas.
Como escolher a embalagem ideal para as suas demandas?
Agora que você já sabe quais são os melhores tipos de embalagens que podem ser utilizadas no seu dia a dia, vamos conferir a melhor estratégia para escolher a melhor opção para as suas demandas. Entre os cuidados que devem ser tomados nessa atividade, podemos listar como os mais importantes os seguintes:
- avaliar as características físicas e sanitárias de cada produto: alguns itens, como venenos e mercadorias perecíveis, demandam tipos de embalagem especiais, portanto, fique atento a isso;
- avaliar a resistência da embalagem: a depender do tipo de produto, a sua embalagem deve ser mais resistente a danos físicos como vazamento de líquidos e quedas;
- considerar o impacto ambiental: buscar embalagens recicláveis e mais sustentáveis é sempre uma forma de agregar mais valor aos seus serviços;
- avalie qual o tipo de transporte que será utilizado: o modal de transporte pode demandar alguns tipos específicos de embalagem: não é recomendado utilizar as mesmas embalagens de um transporte rodoviário para um transporte de navio.
Seguindo essas dicas você conseguirá identificar a embalagem ideal para cada tipo de serviço executado no seu dia a dia. As suas escolhas terão maior valor agregado — ou seja, todos os clientes terão um grande nível de aprovação dos seus serviços. Portanto, sempre considere quais são os melhores tipos de embalagens para as atividades do seu dia a dia!
A escolha da embalagem não é o único caminho para otimizar as suas operações. Confira no nosso blog como fazer uma expedição de mercadorias mais eficaz!
Prezados, importante ressaltar que determinados produtos e materiais são considerados perigosos para o transporte por conta de suas características físicas ou químicas e demandam não só embalagens especiais, homologadas pelas autoridades reguladoras do modal de transporte, como também exigem identificação e documentação específicas em conformidade com a legislação vigente.
Atenciosamente,
Wagner Xavier
OK Wagner, grato por agregar em nosso post