Já imaginou ter uma plataforma de gestão de fretes dinâmica e prática, capaz de controlar, mensurar e monitorar todas as operações de distribuição da sua empresa, de forma simples e descomplicada? Então, saiba que isso já é uma realidade no Brasil e no mundo, inclusive, totalmente acessível para demandas de pequeno e médio porte.
Como sabemos, o frete é um dos principais custos logísticos de qualquer operação e, portanto, saber geri-lo de forma adequada e conseguir aproveitar mais eficientemente a sua cadeia de distribuição é papel de cada gestor.
Os resultados dessa estratégia podem ser visíveis de imediato e, por isso, resolvemos destacar algumas das vantagens da implantação de uma plataforma de gestão de fretes. Vamos conferir?
1. Mais eficiência e competitividade
Se a sua empresa conseguir enxugar os custos das entregas, quanto você acha que pode ser revertido na margem de preço final do produto? Contar com uma plataforma de gestão de fretes não se limita apenas a acompanhar as operações e monitorar os gastos com transporte.
A ferramenta pode ter papel estratégico dentro do negócio e influenciar diretamente o orçamento de seus fretes. Por isso, o uso correto dessa tecnologia permite fretes mais inteligentes e eficientes, garantindo margens mais seguras e preços bem mais competitivos no mercado.
2. Mais controle de processos
Hoje, sua empresa é capaz de mensurar, de fato, cada gasto com o frete nas operações? A verdade é que insistir nas tradicionais planilhas ou mesmo em sistemas inadequados para a gestão de fretes vai permitir apenas uma visão geral de seus custos com distribuição, mas essas ferramentas jamais terão a mesma eficiência e a amplitude detalhada de uma plataforma própria para isso.
A vantagem dessa solução está justamente na praticidade e transparência durante o controle dos processos, na formulação das cotações e mesmo na auditoria de fretes. Com a tecnologia, sua empresa conhecerá exatamente cada gasto incluso no preço, terá acesso a históricos de outras operações, poderá monitorar em tempo real as entregas, emitir relatórios de análise, entre outras diversas funcionalidades.
3. Redução de custos
Reduzir custos na logística sempre será um dos principais desafios para os gestores e, sem dúvidas, uma plataforma de gestão de fretes pode soar como uma solução eficiente e prática para tal. Aliás, de acordo com levantamentos, os custos de fretes podem representar, em média, mais de 60% dos gastos em uma operação de distribuição no Brasil.
Portanto, minimizar esse impacto significa reduzir custos operacionais e, indiscutivelmente, isso só se torna viável por meio de tecnologias próprias e ações estratégicas por parte do gestor.
4. Aumento da produtividade operacional
Por fim, outras vantagens de investir em uma plataforma de gestão de fretes são o aumento da produtividade e o aproveitamento máximo dos veículos e da eficiência das operações.
Como bem destacamos, a ferramenta não tem papel meramente operacional e de controle dos custos, mas também tático e estratégico, já que permite, por exemplo, monitorar as entregas em tempo real (software de logística TMS), garantindo mais segurança e previsões mais acertadas ao cliente, ter uma visão mais ampla e detalhadas dos processos, ajudar o gestor a tomar decisões e melhorar o desempenho operacional de cada entrega.
Enfim, investir em uma plataforma de gestão de fretes na sua empresa é sinônimo de otimização de processos, redução de custos e melhores experiências no mercado. Conforme destacamos no início, hoje, existem ferramentas acessíveis e próprias para atender embarcadores de pequeno e médio porte no Brasil, ou seja, independentemente do tamanho ou da atuação de seu negócio, já é possível contar com a mesma tecnologia aplicada nas grandes redes de distribuição.
Gostou do texto? Quer melhorar o controle de suas operações e tornar sua distribuição mais eficiente? Então, converse com um de nossos especialistas e conheça a melhor plataforma de gestão de fretes do mercado nacional.