O acompanhamento de indicadores de desempenho em logística é necessário para que o gestor possa ter uma visão mais ampla sobre os resultados dos processos. Assim, ele pode realizar diagnósticos de falhas que precisam ser corrigidas e identificar oportunidades de melhorias que devem ser aproveitadas.
A seguir, falaremos mais sobre algumas opções de KPI relativos à logística, para acompanhar em uma gestão. Continue com a leitura e confira agora mesmo!
Custos logísticos
Fazer o acompanhamento dos custos da operação é essencial, já que o gasto que uma empresa tem com logística — principalmente com o frete — é um dos maiores. Esse controle ajuda a avaliar os impactos sobre o faturamento e a identificar quais ações devem ser tomadas para diminui-los.
Entre as opções que podem ser acompanhadas, pode-se citar:
- custo de frete (por produto, por cliente, por km rodado);
- percentual do custo de frete sobre o valor do faturamento;
- custo de trocas e devoluções;
- custo de avarias e extravios.
Percentual de envio de pedidos errados
Por mais que se padronize e otimize os processos, imprevistos e erros podem acontecer eventualmente, comprometendo o desempenho em logística. Isso quer dizer que sempre existe a possibilidade de enviar pedidos trocados ou errados.
Fazer o acompanhamento desse número é necessário para avaliar se ele está dentro daquilo que é considerado aceitável. Também é útil analisar as rotinas, buscando as falhas e elaborando ações de correção. Vale lembrar que esse indicador está diretamente relacionado à satisfação dos clientes e à imagem da empresa no mercado.
Lead time do pedido
O lead time do pedido é o tempo total que um pedido leva para ser concluído, contando a partir do momento em que ele é inserido até ser entregue ao cliente final. Ele ajuda a identificar em quais etapas — separação, emissão de documento, carregamento, ou transporte, por exemplo — estão os gargalos que atrasam o ritmo ideal das atividades.
Assim, o gestor consegue saber se as falhas estão ocorrendo nos processos internos ou se estão ligadas ao transporte. Dessa forma, define-se qual é o prazo médio ideal para a conclusão de cada etapa e em quais delas as melhorias devem estar concentradas.
Índice de atendimento de pedidos
Esse indicador ajuda a identificar o percentual de pedidos que seu estoque consegue atender. Ou seja, é uma forma de avaliar se os produtos disponíveis estão condizentes com a demanda, ou se muitos pedidos deixam de ser atendidos em decorrência da falta de itens.
Por meio desses dados, é possível criar um mix mais preciso e com as quantidades adequadas. Isso contribui para atender às necessidades dos clientes e aumentar o faturamento mensal.
Acuracidade do inventário
A acuracidade do inventário revela qual é o grau de discrepância que ocorre entre:
- o estoque físico, que é a quantidade de mercadorias;
- o estoque contábil, que é a informação que consta no sistema.
Quanto maior for o seu percentual, mais parecidas serão as informações. Ou seja, uma acuracidade alta quer dizer que as quantidades disponíveis estão compatíveis com os seus controles. Se esse número está aquém do esperado, é sinal de que existem diversas falhas no processo, que fazem com que a disponibilidade apontada não seja condizente com a realidade do armazém.
Manter uma acuracidade alta é fundamental para garantir o atendimento de pedidos, reduzir erros e identificar falhas e desperdícios, por exemplo.
Índice de exatidão na emissão de documentos
Esse indicador é utilizado para identificar qual o percentual de documentos emitidos sem erros, comparado ao total gerado em determinado período. O ideal é que esse índice esteja próximo de 100{2b95a91ecaad163f7d21fe3d5d2446b4da285fb5f876e03b6a9d6805ecc7482e}, já que a emissão errada causa retrabalhos e atrasos na operação.
Por meio dos indicadores logísticos, o gestor consegue avaliar se os esforços direcionados aos processos estão sendo suficientes para alcançar os resultados esperados, ou se é necessário realizar algumas modificações na operação.
Assim, pode-se dizer que essa ferramenta é uma excelente aliada de uma boa gestão e da definição de novas estratégias.
Custo de transporte com {2b95a91ecaad163f7d21fe3d5d2446b4da285fb5f876e03b6a9d6805ecc7482e} de vendas
O índice de custo de transporte com {2b95a91ecaad163f7d21fe3d5d2446b4da285fb5f876e03b6a9d6805ecc7482e} de vendas aponta a participação dos custos totais com transporte sobre a receita de vendas da companhia, que pode tanto ser a receita líquida quanto a receita bruta. Para se chegar ao percentual, basta multiplicar o custo total de transporte por cem e, em seguida, dividir pela receita de vendas (CT{2b95a91ecaad163f7d21fe3d5d2446b4da285fb5f876e03b6a9d6805ecc7482e}V = custo total de transporte x 100/ receita de vendas).
O percentual ideal pode variar de acordo com o segmento da empresa, mas o mais comum é que se mantenha entre 3{2b95a91ecaad163f7d21fe3d5d2446b4da285fb5f876e03b6a9d6805ecc7482e} e 5{2b95a91ecaad163f7d21fe3d5d2446b4da285fb5f876e03b6a9d6805ecc7482e}. As corporações que trabalham com produtos de baixo valor agregado tendem a ter maiores percentuais.
On Time Delivery – OTD
Esse indicador de desempenho é responsável por medir o percentual de pedidos atendidos no prazo especificado, independentemente de as especificações do pedido estarem corretas ou não. O objetivo é analisar o tempo de separação e expedição do produto até o envio pela transportadora.
O ideal é que a medição desse indicador seja feita diariamente e que seu resultado alcance um índice superior a 90{2b95a91ecaad163f7d21fe3d5d2446b4da285fb5f876e03b6a9d6805ecc7482e}.
Índice de avarias e extravios
A avaria é todo dano — como amassado, quebra e arranhão — provocado ao produto durante o processamento do pedido até a entrega ao consumidor, seja no manuseio, seja no transporte. O extravio, por sua vez, consiste no desaparecimento da carga antes de sua chegada ao destino final, o cliente.
Ambas as situações podem ocorrer tanto dentro da própria empresa quanto no transporte da carga e devem ser informadas aos gestores, para que as causas possam ser identificadas, e as soluções, definidas.
Isso porque geram custos altos para a empresa, sobretudo, no caso de avarias durante as entregas, situação em que há necessidade de devolução do produto avariado, novo processamento do pedido e uma segunda entrega. Além disso, tanto a avaria quanto o extravio despertam insatisfação no cliente.
Nível médio de estoque
Esse indicador permite acompanhar as quantidades médias disponíveis de cada produto no estoque da empresa, a fim de evitar excessos e faltas dos itens postos à venda. Para que seja possível avaliar o nível adequado, é preciso acompanhar a demanda de cada item, o prazo médio para entrega pelo fornecedor, a disponibilidade dos itens e o índice de produtividade.
É importante acompanhar esse indicador, já que o custo com estoque é alto. Assim, ter produtos em excesso eleva os custos operacionais e aumenta a chance de perdas e avarias. Por outro lado, a falta deles pode implicar perda de vendas e descontentamento por parte do cliente. Em razão disso, esse indicador deve se manter sempre atualizado.
Nível de serviço de entregas
Esse indicador é utilizado para medir o percentual de entregas feitas dentro do prazo, em relação ao total de pedidos enviados no mesmo período. Se o número for abaixo do esperado, tudo indica que a gestão de transporte esteja sendo deficiente, o que pode indicar mau planejamento de rotas ou mesmo ineficiência da transportadora.
Esse indicador precisa ser monitorado e ter a máxima eficiência possível, já que afeta diretamente o nível de confiança do cliente com a empresa, podendo cercear eventual chance de fidelização.
Dessa forma, os indicadores de desempenho em logística devem ser constantemente medidos, a fim de sanar eventuais erros de gestão e reduzir custos desnecessários.
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