Eficiência na entrega de produtos é um dos principais objetivos das empresas, principalmente em um momento em que cresce a demanda por compras on-line. Para alcançar essa meta, é fundamental que a companhia empregue em seus processos métodos avançados de trabalho, inclusive na etapa de picking logística, a fim de otimizar a separação de pedidos.
Uma das maneiras de ganhar tempo nesse processo é utilizando mão de obra qualificada e bem treinada ou a tecnologia de logística eficiente. Pensando nisso, preparamos este post para demonstrar como um embarcador pode melhorar a sua etapa de picking. Acompanhe até o fim e entenda mais sobre o assunto!
Qual a melhor definição para picking?
O picking é uma atividade rotineira da logística. Esse processo consiste no trabalho ordenado de separação de pedidos em um estoque. Nessa etapa, os colaboradores coletam os itens do pedido do comprador e, logo em seguida, encaminham para a expedição. Na área do pedido, os responsáveis conferem e preparam para o envio.
Qual a sua importância para as empresas?
Embora, muitas vezes, não receba a devida atenção, o picking é uma atividade crítica e de suma importância para as empresas. Afinal, o processo está diretamente relacionado ao atendimento das necessidades do público consumidor, sendo imprescindível para mantê-lo satisfeito.
Qualquer erro na separação do pedido pode gerar o envio do produto errado, como no modelo, número ou cor não solicitados, por exemplo. Ao receber uma mercadoria indesejada, o cliente fica insatisfeito e tem que entrar em contato com o atendimento da companhia para solucionar o problema. Isso significa que além de causar uma insatisfação que pode dificultar a fidelização do consumidor, você também arcará com custos maiores com o reenvio do pedido.
Qual a diferença entre picking e packing?
Como falamos, o picking se dá por meio da separação dos produtos que fazem parte do pedido. Já o packing é o processo de empacotamento das mercadorias separadas para que sejam despachadas e sejam enviadas para o endereço do cliente.
Geralmente, nesse estágio os itens são enviados de maneira fracionada, uma vez que em um mesmo pedido podem existir produtos mais robustos e frágeis, que necessitam de uma embalagem especifica para preservar a sua integridade durante o transporte. Diante disso, as principais tarefas envolvidas no packing incluem manter a qualidade do produto, não unitizar o pedido, bem como evitar roubos ou danos a partir de possíveis deformações na embalagem original.
Antes de chegar até o comprador, o produto vai passar por diversas mãos ao longo da sua movimentação, o que torna um desafio assegurar a sua proteção e conservação. É exatamente aí que entra a relevância do packing, que precisa utilizar itens especiais nas embalagens das mercadorias mais frágeis, como isopor e plástico bolha, para minimizar impactos e avarias.
Quais os principais tipos de picking?
O modo de separação de pedidos pode ser realizado de diversas formas. Para isso, foram desenvolvidas quatro técnicas de picking. Conheça-as a seguir.
Picking por lote
Nesse tipo de picking, o colaborador separa vários tipos de pedido ao mesmo tempo. Antes que ela saia para coletar os itens solicitados, é esperado o acúmulo de pedidos e, em determinado tempo, o funcionário segue com a sua separação. Devido a isso, o processo é chamado de picking por lote.
Picking discreto
Nesse modelo, um mesmo colaborador fica responsável pela separação do pedido do seu início ao fim. Dessa forma, as chances de erro são minimizadas, já que uma única pessoa fica responsável pelo pedido na integralidade. Entretanto, o tempo para desempenhar a atividade dessa forma é mais longo.
Picking por zona
O picking por zona separa o estoque em diversas áreas. Cada setor é composto por um tipo de produto. Assim, a ordem do pedido passa de zona em zona até que o pedido seja separado. Somente depois de passar por todos os setores a ordem é finalizada.
Picking por onda
No picking por onda, cada pessoa atribuída a desenvolver a tarefa fica responsável por separar um pedido. Para alcançar os itens solicitados é necessário seguir uma agenda. Esse método é bem-parecido com o picking por lote, porém eles se diferem pelo modo como o picking por onda atende o pedido do solicitante. Aqui, as ordens são separadas seguindo um roteiro que atende o prazo de entrega e conforme a necessidade do cliente.
Quais as principais vantagens que o picking proporciona para uma empresa?
Um processo bem-planejado, estruturado e executado auxilia na otimização da liberação de pedidos e na diminuição do lead time do picking. Isso garante uma melhor empregabilidade na manutenção de estoque, cumprimento de prazos, adequação a cada perfil de empresa, razoabilidade nas parcelas dos custos da operação, entre inúmeros outros benefícios.
Vale ressaltar que sem o auxílio da tecnologia fica um pouco mais difícil alcançar esses benefícios. Por isso, apostar na automação das atividades é uma tomada de decisão correta. Com um bom software de gestão, sua empresa conseguirá diminuir as chances de erros e retrabalhos, ganhará mais agilidade para desenvolver as tarefas, promoverá a integração entre as áreas, além de despencar os custos dos serviços.
Como otimizar esse processo?
Além disso, com algumas dicas específicas é possível facilitar as atividades realizadas no picking. A primeira delas é manter o estoque sempre limpo, organizado, com boa sinalização e sem distrações. Também é preciso que a estratégia empregada na área esteja clara para todos os funcionários, fornecendo documentos de orientação e relatórios que sejam fáceis de monitorar.
Outra questão que merece atenção é a entrada de produtos no estoque, o que requer a conferência do item e do seu código de barras, para que seja armazenado no local adequado e devidamente documentado — fator indispensável para que possa ser mapeado e localizado com maior praticidade.
Por fim, procure simplificar o ambiente de trabalho, colocando em destaque aqueles produtos que têm um giro maior, ou seja, estão entre os mais vendidos. Preferencialmente, armazene-os em locais próximos, com fácil acesso e visíveis para os colaboradores.
Encontrar o tipo mais adequado de picking logística para seu negócio o ajudará a fazer uma coleta eficiente, o que garante que a sua entrega seja realizada de forma segura. Para tanto, tome como base os principais aspectos da empresa e dados concretos, assim, os seus processos e resultados serão alavancados.
Então, gostou do nosso post? Quer saber mais sobre os processos de logística? Deixe o seu comentário aqui embaixo!