Os clientes fiéis costumam responder por uma fração significativa das vendas feitas pela empresa, e o custo de mantê-los é menor do que o de conquistar novos. Além disso, eles tendem a agir como porta-vozes da marca, disseminando a sua boa imagem e, consequentemente, atraindo novos consumidores. Por tudo isso, as empresas devem se preocupar em fidelizar clientes.
Para essa fidelização, o empreendimento precisa se dedicar a alguns processos, como a qualidade do serviço prestado ou do produto vendido, a prestação de um bom atendimento e a realização de promoções e condições especiais de pagamento, como programa de pontos. Todavia, há um processo que, por vezes, é negligenciado pelos empreendedores — a logística.
A logística do empreendimento, em especial, o transporte das mercadorias, pode ser decisiva na hora de fidelizar clientes. Assim, se sua empresa ainda não percebeu a importância da logística no processo de fidelização de consumidores ou se apenas não sabe como fazê-lo, continue lendo nosso post e aprenda um pouco mais a respeito.
Boa leitura!
Serviços de qualidade
Oferecer um serviço de qualidade e que corresponda, ou supere, as expectativas dos consumidores é o primeiro passo no processo de fidelização de clientes. Mas, para oferecer um serviço de qualidade, a logística da empresa precisa estar em dia.
Isso porque essa medida inclui ter, à disposição, nas prateleiras, sejam virtuais, sejam físicas, todos os produtos anunciados e os quais o empreendedor costuma oferecer. Pode ser decepcionante o cliente ter o hábito de comprar determinada mercadoria e, quando for às compras, verificar que ela está em falta porque o setor responsável não percebeu a necessidade de adquiri-la.
Da mesma forma, as mercadorias adquiridas devem ser devidamente armazenadas para que não se corra o risco de perder sua utilidade, o que também pode ser frustrante para o cliente.
Logo, oferecer um serviço de qualidade requer todos esses cuidados com o processo de logística da empresa para que o cliente tenha sempre à sua disposição os produtos selecionados.
Trabalho prestado com rapidez
Nos tempos atuais, agilidade é fundamental. Nesse sentido, se uma pessoa realiza uma compra em uma plataforma de e-commerce, é provável que ela queira receber sua mercadoria no menor tempo possível. Isso significa que fazer uma entrega rápida não é apenas uma forma de agraciar o cliente, mas, sim, uma necessidade para permanecer no mercado.
Encantar o cliente com a entrega feita rapidamente é essencial para que ele continue tendo a plataforma como uma possibilidade de local para realizar suas compras. E, por isso mesmo, a empresa precisa contar com uma transportadora comprometida com o prazo de entrega.
Bom preço
Sobretudo em tempos de crise, a empresa precisa analisar como reduzir custos e, claro, repassar essa redução para o cliente. Afinal, com a Internet, os consumidores têm mais facilidade para fazer pesquisas e comparar os preços. Logo, se a sua empresa oferece os melhores preços, a chance de o cliente se tornar fiel é muito maior do que se seus preços forem maiores do que os da concorrência.
Uma forma de reduzir preço é com o transporte da mercadoria para entrega ao cliente. Assim, contar com uma transportadora comprometida e que oferece bons preços e boas condições de pagamento pode viabilizar a cobrança de um valor menor ao consumidor e, consequentemente, fidelizá-lo.
Confiança no serviço prestado
Por mais que as compras via Internet já tenham se popularizado no país, ainda pode haver uma certa desconfiança por parte dos clientes, principalmente em plataformas menores. Por isso, oferecer um serviço de monitoramento da mercadoria comprada pode ser uma boa forma de conquistar a confiança do público.
Assim, divulgar as informações sobre o trânsito da mercadoria comprada é uma boa forma de conquistar o consumidor e, consequentemente, fazer com que ele queira comprar novamente no mesmo lugar.
Dessa forma, a logística pode ser crucial no processo de fidelizar clientes.
Gostou do post? Então aproveite para ler sobre a logística integrada e seus benefícios. Vamos lá!