Monitorar a performance de entrega da transportadora é uma tarefa que deve fazer parte de uma boa gestão. Acompanhar o serviço, principalmente quando existem problemas, e entender onde os principais gargalos estão localizados é a melhor forma de criar ações de melhorias e garantir processos mais eficientes.
No artigo de hoje vamos falar sobre o conceito de indicador de desempenho e como essa ferramente pode ajudar na análise do desempenho e a aprimorar os resultados. Continue com a leitura para saber mais!
O que é um indicador de desempenho
O indicador de desempenho — também conhecido como KPI, sigla em inglês para Indicador-chave de Performance — é uma ferramenta de gestão voltada para a acompanhamento de um processo e tem como objetivo principal compreender os resultados alcançados.
Por meio dele, o gestor consegue avaliar se os recursos e esforços empregados nas operações são suficientes para alcançar o objetivo, ou quais falhas comprometem a eficiência. Com isso, o processo de tomada de decisão se torna mais acertado e eficaz.
Como monitorar a performance de entrega
Para monitorar o serviço de entrega, pode-se contar com vários indicadores de desempenho, entre os principais:
Nível de serviço de entregas
Esse indicador serve para identificar a quantidade de entregas que foram realizadas dentro do prazo, quando comparada ao total de envios realizados no mesmo período. Leva em consideração a data em que a carga foi liberada e a data do recebimento, assinada pelo cliente.
Normalmente é avaliado em percentual e se utiliza o CT-e como documento de comprovação. Casos em que o veículo ficou retido no posto fiscal, ou outras ocorrências que não configuram como falha da transportadora, podem ser justificados e não entram como atraso.
Índice de avarias
As avarias ocorrem quando o produto chega no cliente final com danos (amassado, arranhão, quebra) que foram causados durante o transporte, normalmente por falta de cuidados adequados no manuseio e acondicionamento dentro do veículo.
Nesse caso, o CT-e também pode ser usado como documento de comprovação e o cliente acrescenta a ressalva informando os itens que foram entregues avariados.
Índice de extravios
Os extravios são casos em que o produto não chega até o cliente. Entre as causas principais estão perdas, fraudes e itens que deixam de ser enviados no pedido. Nessas ocasiões, o próprio consumidor pode ligar fazendo a reclamação, mas o ideal é que o CT-e seja assinado e ressalvado com a informação do produto em questão.
Custo do frete transporte
O indicador de desempenho em custos é um dos principais em uma gestão, principalmente pelo fato de que o transporte é uma das áreas que mais oneram o negócio — em decorrência dos altos gastos com frete. Entre os principais, pode-se acompanhar:
- custo de frete em relação às vendas;
- custo de frete por produto;
- custo de frete por cliente;
- custo de frete por km rodado;
- custo das avarias e extravios;
- custo das trocas e devoluções.
Taxa de indisponibilidade
A taxa de indisponibilidade é o percentual de vezes em que sua empresa possui cargas para serem enviadas, mas a transportadora não consegue disponibilizar veículos suficientes para fazer a distribuição — podendo levar a atrasos no prazo que foi acordado previamente com o cliente.
Como melhorar esses indicadores
Se a performance de entrega está aquém do que se espera, o ideal é começar a elaborar ações em conjunto com a transportadora. As opções mais comuns são:
- incluir cláusulas de penalidade no contrato para cobrança de multas. Sempre que os indicadores de nível de serviço, avarias e extravios ficarem fora do ideal, a transportadora paga um valor acordado (que normalmente é descontado em fatura);
- investir em tecnologia — o sistema TMS é a melhor opção para acompanhar as rotinas de transporte e gerar relatórios que ajudam na tomada de decisão;
- abrir um processo de seleção para contratar novos parceiros de negócios, caso as transportadoras atuais não consigam garantir o nível mínimo de qualidade.
Garantir uma boa performance de entrega é crucial para o sucesso do negócio, principalmente porque essa etapa está diretamente ligada aos clientes e pode prejudicar a imagem que sua empresa possui no mercado.
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