Os tipos de logística reversa tratam da gestão do fluxo logístico inverso. Ou seja, fazem o controle do momento em que a coleta é realizada no ponto de consumo até o ponto de origem — ou algum intermediário. Para facilitar o entendimento, pode-se tomar como exemplo o recolhimento das embalagens de papelão, que são enviadas a um intermediário, que fará a reciclagem.

Essa iniciativa pode proporcionar muitos benefícios para o seu negócio. Neste post, listamos alguns motivos para aplicá-la na sua empresa, além de explicar quais são os formatos mais comuns de logística reversa e como aplicá-la no seu negócio. Continue com a leitura e saiba mais!

Quais são os motivos para investir em logística reversa?

Você ainda não conhece os benefícios da logística reversa? Essa prática pode alavancar os resultados do seu negócio, uma vez que melhora os seus processos e imagem frente ao consumidor. Confira os motivos para adotar a iniciativa.

1. Melhoria dos processos

Para aplicar uma logística reversa que seja eficaz na prática, é essencial criar uma política de trocas e devoluções bem definida, assegurar que os clientes tenham conhecimento sobre ela e definir como será feito o fluxo inverso. Isso faz com que alguns processos precisem ser aprimorados — como o planejamento de rotas, emissão de documentos, gestão de estoque, entre outros.

Além disso, quando a logística reversa é utilizada com esse propósito — de trocas e devoluções — dá pra mensurar a dimensão real do problema do envio de pedidos errados e da insatisfação dos clientes. Isso permite que o gestor avalie os processos, identifique as principais falhas e elabore ações de melhorias.

2. Adequação à legislação

Ao mesmo tempo em que aumenta a preocupação com o meio ambiente, as leis têm se tornado mais rígidas, fazendo com que algumas exigências sejam mais rigorosas. Com isso, algumas empresas sofrem fiscalizações mais intensas, e o papel da logística reversa é ajudar na sua adequação.

3. Melhora na imagem da empresa

É possível melhorar o marketing empresarial explorando melhor o conceito de “empresa sustentável”, visto que isso ajuda a fazer com que as pessoas tenham uma impressão melhor do negócio — principalmente em tempos em que as atenções estão voltadas às medidas de preservação e cuidado com o ambiente, como dito anteriormente.

4. Redução de custos

Em muitos casos, quando os veículos saem para fazer as entregas, eles retornam vazios para a base. Outra vantagem da logística reversa é poder utilizá-los para fazer as coletas necessárias no percurso da volta. Isso ajuda a reduzir consideravelmente os custos com frete, visto que a rota é aproveitada — trazendo pouco ou nenhum gasto extra com transporte.

Além da redução dos gastos com frete, também pode-se gastar menos por meio do reaproveitamento de embalagens. Aqui, podemos citar o recolhimento de garrafas por parte da indústria da cerveja, que as utiliza novamente.

5. Aumento da satisfação dos clientes

As devoluções e trocas de itens podem ser motivos de muito estresse com os clientes, o que é prejudicial para o relacionamento comercial. Isso se dá, geralmente, pela demora na conclusão de todo o processo. Logo, não basta criar políticas de trocas claras e bem estruturadas se a parte do transporte não é eficaz.

Nesse sentido, a logística reversa pode ser feita também com esse propósito de aproveitar as rotas para recolher as mercadorias diretamente com os clientes — aumentando o controle sobre o processo e facilitando-o para o consumidor, ao mesmo tempo em que se gasta menos para isso. Ainda, há a integração entre setores importantes, como SAC, pós-vendas, comercial e logística, o que ajuda a diminuir o tempo necessário para a conclusão do processo.

Quais são os principais tipos de logística reversa?

Na prática, a sua empresa pode trabalhar com três tipos de logística reversa, que se diferenciam pela forma de aplicação. Entenda melhor quais são esses formatos e os seus respectivos objetivos.

Pós-consumo

Trata dos produtos que são utilizados até o fim e, posteriormente, são descartados. Não estamos falando necessariamente das embalagens, mas também de outros componentes da sua estrutura ou até mesmo do item inteiro. Eles podem ser entregues em empresas que recolhem objetos descartáveis ou pontos de coleta específicos.

Algumas das possibilidades que podem ser aplicadas aos produtos descartáveis são:

Pós-venda

Bastante comum dentro das empresas, a logística reversa de pós-venda se caracteriza pela devolução de um produto em decorrência de questões comerciais ou por ele não ter sido utilizado em sua plenitude. Contudo, deve retornar para o seu ponto de origem.

As razões mais frequentes para esse processo são:

Reuso

Fazem parte dessa modalidade os produtos que não perdem a sua funcionalidade e utilidade após o uso, como livros, móveis, automóveis e aparelhos eletrônicos. Basicamente, as empresas montam um sistema de logística reserva, a fim de revender esses itens quando o consumidor optar por trocá-los por outros modelos.

Como aplicar a logística reversa na sua empresa?

Agora que você está por dentro das vantagens e tipos de logística reversa, é o momento de saber como aplicá-la na sua empresa. Veja, a seguir, como começar a implementar essa iniciativa tão importante em tempos em que a sustentabilidade é altamente valorizada no mercado.

Adote uma política de trocas e devoluções

Todos os agentes internos e externos do seu negócio devem estar a par de como funciona a logística reversa. Para tanto, é necessário adotar uma política de trocas e devoluções, que tenha processos claros e seja capaz de orientar os lojistas, fornecedores e clientes sobre quais são os passos a serem cumpridos para trocar ou devolver produtos, bem como resíduos e embalagens.

Crie um protocolo para trocas e devoluções

Conforme mencionamos no tópico anterior, a política de trocas e devoluções informa aos seus parceiros e consumidores como realizar o procedimento, já o protocolo serve para direcionar os seus colaboradores.

É fundamental que o gestor da área treine a sua equipe para desempenhar os processos da logística reversa de forma correta, além de conscientizar os demais setores, como comercial e de atendimento ao cliente, para lidar com o assunto.

Ofereça um atendimento eficiente

De nada adianta ter um programa de logística reserva, se o seu cliente não consegue utilizá-lo. Sendo assim, é primordial oferecer um atendimento eficiente, com canais de comunicação e profissionais preparados para orientar os clientes quanto à devolução de um produto, com praticidade e agilidade.

Controle as finanças e o estoque

A devolução ou troca de um produto em decorrência de um defeito ou outro motivo que não possibilite o seu uso, o que caracteriza a logística reversa de pós-venda, requer o reembolso do cliente ou o envio de outra mercadoria, ou seja, isso implica arcar com o frete.

Diante disso, há que se ter controle das finanças, para evitar prejuízos, e do estoque, para que não fique desabastecido. Essas medidas contribuem para que a sua empresa cumpra a política de troca e devoluções dentro do tempo e qualidade aceitáveis.

Como você poder ver, os tipos de logística reversa podem ser muito vantajosos para o negócio, tanto em termos operacionais quanto financeiros. Entretanto, é um processo que precisa ser bem planejado e estruturado, para que se alcance o máximo de eficiência possível.

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