Por que a logística deve ser um dos pilares para seu e-commerce?

Com o avanço da tecnologia, as empresas se deparam com um perfil de consumidor muito mais exigente, jovem e conectado, que prefere fazer compras com qualidade na comodidade do seu lar. Portanto, cuidar da logística do e-commerce é bastante importante.

Basicamente, a logística é o processo de entregar a quantidade certa de produtos, no local apropriado e no prazo correto. Por meio dela, é possível transportar, movimentar e estocar os produtos de forma adequada.

Porém, se a empresa não souber gerir seu sistema logístico com eficiência, corre o risco de afetar o seu relacionamento com o cliente. Saiba um pouco mais sobre a importância da logística para seu e-commerce:

A logística do e-commerce pode ser um diferencial competitivo

Já parou para pensar na quantidade de cliente que uma loja virtual perde por causa do frete absurdo e do longo prazo de entrega? A pessoa até enche o carrinho de produtos, mas quando vê o valor a ser pago e o tempo de espera, desanima.

Isso é muito sério! Quando bem planejada, a logística do e-commerce pode proporcionar ao consumidor um frete mais em conta e um prazo de entrega menor. Ou seja, ela pode ser uma ferramenta para aumentar a sua taxa de conversão!

Mas, para que isso seja possível, a logística precisa estar integrada aos demais procedimentos da empresa. Só assim os gestores poderão gerenciar a cadeia de suprimentos de modo mais estratégico, pois conseguirão alinhar o processo logístico aos demais setores da empresa, como compras, produção e marketing de relacionamento.

Vale ressaltar que, para manter essa sinergia entre os processos, é fundamental manter um fluxo de informações contínuo, transparente e objetivo. Desse jeito, as decisões são tomadas de maneira mais rápida e assertiva.

A gestão eficiente da logística fideliza clientes

Considerando a crise econômica e a crescente necessidade de redução de custos, não é para menos que as empresas se preocupem cada vez mais em satisfazer e fidelizar clientes. Até por que, perder um cliente custa caro.

Saber aliar a gestão logística ao atendimento e marketing de relacionamento do e-commerce é uma ótima estratégia. Quando se trabalha com uma transportadora de confiança, é evitado possíveis problemas como demora na entrega, atrasos, roubos de carga e dificuldade de trocas, além de uma negociação de valores benéfica para todos os lados.

Quando você tem um sistema logístico no e-commerce que atende a todas essas demandas, o SAC da empresa terá menos reclamações, os clientes ficarão mais satisfeitos com os produtos e serviços e, consequentemente, serão fiéis a sua marca.

A logística permite controlar o fluxo de produtos e processos

Tendo a logística integrada aos outros setores da organização e às demais empresas envolvidas, o gestor pode acompanhar com mais facilidade o fluxo de venda, desde o fornecimento do produto até a entrega ao cliente final.

Com o auxílio de um software de logística, ocorre uma otimização das rotinas de trabalho que, na maioria dos casos, indica melhores índices de produtividade, além da redução de custos, criação de valor, aumento da vantagem competitiva e maior lucratividade.

A logística do e-commerce é mais que atividades operacionais, como receber, movimentar, armazenar e transportar mercadorias. Ela deve ser compreendida como uma ferramenta estratégica na gestão de qualquer negócio e, por isso, merece atenção e investimento.

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